Lorem ipsum dolor amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.

Baker

Follow Us:
+39 02 87 21 43 19
Mon - Fri: 07:00 am - 05:00 pm
Catálogo de produtos no WhatsApp - Como aproveitar essa funcionalidade

Catálogo de produtos no WhatsApp – Como aproveitar essa funcionalidade

O WhatsApp tem investido cada vez mais em oferecer, em seu aplicativo, ferramentas que auxiliem as empresas no atendimento do público. E uma das novidades mais recentes foram os catálogos de produtos, que ajudam negócios a mostrarem melhor os seus produtos por meio do aplicativo WhatsApp Business.

E se você ainda não conhece o WhatsApp Business, aproveite para ler este post: Como o WhatsApp Business pode gerar vendas em sua loja.

Com a funcionalidade de Catálogos de Produtos disponibilizada no WhatsApp, você vai poder fornecer informações, imagens dos itens à venda e até o preço, de uma maneira simples e prática, otimizando o seu atendimento e experiência do seu cliente. E hoje nós vamos mostrar como você pode aproveitar essa ferramenta em seu negócio. Confira!

O que é o catálogo do WhatsApp Business?

De acordo com o próprio WhatsApp, os catálogos funcionam como vitrines virtuais em que as empresas podem exibir e compartilhar seus produtos e serviços com os clientes. Se até algum tempo atrás, as empresas tinham que enviar fotos e detalhes de seus produtos individualmente, com o catálogo do WhatsApp os clientes podem conferir todos os produtos em poucos cliques.

O catálogo no WhatsApp deixa o perfil das empresas ainda mais profissional e também serve para manter os clientes engajados nas conversas sem precisar sair do aplicativo.

Por que criar e manter o da sua loja atualizada?

Como já mencionamos aqui, a rotina de relacionamento com o cliente via WhatsApp nem sempre era fácil! Até algum tempo atrás, se alguém pedisse fotos dos produtos ou serviços da sua empresa, via WhatsApp, você teria que compartilhar imagens da galeria do celular, redirecionar o cliente para um site ou conta do Instagram (se disponível). Uma rotina um tanto complicada, especialmente se o seu negócio recebe vários pedidos por dia.

Para otimizar todo esse trabalho, o recurso Catálogo vem muito a contribuir. Com esse recurso é possível colocar código do ítem, nome do produto, descrição, preço e imagens. Você pode até adicionar um link para cada catálogo.

Como criar e ativar o catálogo da sua loja – passo a passo

Criar um catálogo no WhatsApp Business é muito simples e você só precisa seguir alguns passos:

  1. Acesse as configurações

Abra o WhatsApp Business. Clique no ícone “⋮” (três pontinhos) no canto superior direito e em seguida em Configurações > Ferramentas Comerciais > Catálogo.

  1. Acesse o Catálogo

Clique na opção Catálogo. Esta opção já deve estar liberada para todos os usuários, caso ainda não esteja liberada para você tente atualizar seu aplicativo.

  1. Adicione um Produto ou Serviço

Você será levado ao gerenciador do Catálogo. Se você estiver usando o recurso pela primeira vez, toque em Adicionar produto ou Serviço.

adicionar novo produto catalogo whatsapp
  1. Preencha as informações do Produto/Serviço

Você pode incluir uma ou mais fotos desse produto, além do Nome e Preço. Clicando na opção “Mais Campos” vão aparecer novas opções como Descrição, Link e Código do produto ou serviço.

Após preencher os campos desejados, clique em Salvar.

O seu produto não vai ficar disponível imediatamente. É por isso que você verá um ícone de relóginho verde no produto. Isso indica que o WhatsApp estará revendo o seu produto. Assim que ele for aprovado, o ícone verde sumirá e ele estará disponível para compartilhamento e visível para os seus clientes..

exibição catalogo whatsapp business
  1. Compartilhe seus produtos durante uma conversa

Depois de cadastrar seus produtos, você poderá compartilhar seus produtos durante qualquer conversa. Basta clicar no ícone de anexar (clips) e selecionar a opção Catálogo. Em seguida, escolha qual produto deseja enviar e pronto.

Importante: O WhatsApp verificará todos os produtos que são enviados para catálogos porque eles precisam estar de acordo com as políticas da rede. Você não pode subir produtos relacionados a drogas, álcool, produtos de uso adulto, e etc… Veja a lista completa de produtos proibidos aqui.

O que você precisa saber sobre o Catálogo do WhatsApp (Dúvidas)

Como o recurso é novo, sabemos que muitos donos de negócios podem ter dúvidas sobre o Catálogo de Produtos no WhatsApp, por isso selecionamos as principais:

É possível vender diretamente pelo WhatsApp?

Isso está nos planos da empresa, mas esse recurso ainda não se encontra disponível. Para fazer o pagamento de um produto do seu catálogo, seu cliente deverá utilizar qualquer outro método, como:

  • Diretamente na loja
  • Maquininha de cartão 
  • Link de meios de pagamento, como pagseguro, mercado pago, entre outros.

O WhatsApp Business pode calcular o frete do produto?

Não, essa também é uma tarefa que você terá de fazer separadamente. 

O WhatsApp cobra para utilizar o Catálogo de Produtos?

Não. A utilização do recurso Catálogo de produtos é totalmente gratuita, da mesma forma que a utilização do WhatsApp Business também é.

Preciso usar o WhatsApp Business para utilizar o Catálogo?

Sim, é preciso ter cadastro no WhatsApp Business e ter o aplicativo atualizado para a versão mais recente.

Preciso de um CNPJ para utilizar o Catálogo do WhatsApp?

Não, sua empresa não precisa de CNPJ para criar um catálogo.

Consigo enviar meu catálogo pelo WhatsApp Web?

Não. Ainda não é possível enviar seus produtos ou catálogo utilizando a versão Web (desktop), apenas no aplicativo móvel.

Posso agrupar meus produtos de acordo com categorias?

No momento isso também não é possível.

Quanto tempo o WhatsApp demora para aprovar um produto?

Não muito tempo. Geralmente ele aprova em um ou dois minutos.

Como editar ou deletar produtos?

Para editar, tudo o que você precisa fazer é visitar o Gerenciador de Catálogo

Vá às “Configurações do aplicativo”, depois “Configurações de Negócio” e depois em “Catálogo”. Clique no produto que você quer editar ou deletar. Para editar, basta clicar no ícone de edição. E para deletá-lo, clique nos três pontinhos, e selecione “deletar” no menu.

Onde as fotos ficam salvas?

Quando você cria um catálogo no WhatsApp, as imagens ficam salvas na nuvem do WhatsApp. Isso quer dizer que se você deleta as imagens da galeria do seu celular, elas ainda estarão disponíveis no catálogo. Isso é ótimo porque economiza a memória do seu celular.

Hora de vender!

O catálogo do WhatsApp é um recurso muito interessante, especialmente para proprietários de pequenas empresas que usam o aplicativo para promover e vender seus produtos. Ele funciona quase como um e-commerce dentro do WhatsApp. 

Pronto para criar um em sua loja?

manual do marketing digital para sua loja

POST A COMMENT