Lorem ipsum dolor amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.

Baker

Follow Us:
+39 02 87 21 43 19
Mon - Fri: 07:00 am - 05:00 pm
Como usar o WhatsApp Business para gerar vendas em sua loja

Como usar o WhatsApp Business para gerar vendas em sua loja

Você sabia que mais de 60 bilhões de mensagens são enviadas pelo WhatsApp todos os dias em todo o mundo? E que aplicativos de mensagens como o WhatsApp têm taxas de engajamento muito altas, com até  98% das mensagens abertas e lidas, sendo que 90% delas são abertas em três segundos após o recebimento?!

Avaliando esses dados, fica fácil entender como o WhatsApp Business pode ser mais um canal de venda para o seu negócio. Uma das grandes vantagens é o fato do aplicativo ser gratuito, e por ele você consegue facilmente enviar imagens, catálogos, fotos, áudios e vídeos para os seus contatos, e utilizar a mesma mensagem para envio a mais de uma pessoa, e muito mais! 

E hoje vamos dar algumas dicas para que você consiga fechar mais vendas com ele.

A importância de manter uma comunicação ativa com os seus clientes

Antes de começarmos a falar das dicas, precisamos reforçar sobre a importância de ter uma comunicação ativa e efetiva com os seus clientes. E você deve concordar que um dos principais pilares para que qualquer relacionamento seja saudável é a comunicação. Com o cliente, não é diferente! Uma boa comunicação facilita o acesso ao consumidor, deixando-o sempre bem informado. 

Uma boa comunicação com o cliente tem impacto também na lucratividade da empresa: cada cliente fidelizado significa mais previsibilidade de dinheiro entrando no caixa do seu  negócio, sem contar que clientes felizes indicam outros clientes também, criando assim, o famoso marketing boca a boca.

E qual a diferença entre o WhatsApp Business e o “Comum”?

A primeira grande diferença entre o WhatsApp Business e o WhatsApp que você conhece, é que o primeiro tem uma proposta mais profissional: enquanto no WhatsApp comum basta adicionar o nome e o telefone, o Business exige a criação de um perfil mais completo, com informações que vão desde seu nome e foto (preferencialmente o logo do seu negócio) até horário de atendimento, e-mail, URL do site e endereço físico.

Esse cadastro mais completo é pedido para que sua loja tenha um perfil reconhecível como de negócio, assim, quem envia mensagem sabe que está falando com uma Conta Comercial. As outras diferenças estão relacionadas aos recursos disponíveis, que são maiores no WhatsApp Business. 

9 Dicas para gerar vendas pelo WhatsApp Business

Agora que já falamos sobre a importância da comunicação com o seu cliente e também a diferença entre o WhatsApp comum para o Business, vamos para as dicas! Listamos 9 dicas para gerar vendas via WhatsApp Business. Confira:

1 – Crie um perfil vendedor

Preencha todas as informações exigidas pela plataforma, cuidando da pontuação e da grafia. Como por exemplo:

  • Nome do seu negócio
  • Horário de atendimento
  • Localização
  • Site
  • E-mail para contato
  • Catálogo com os principais produtos ou ações promocionais vigentes. 

Todas essas informações você pode deixar visível para que o seu cliente tenha acesso antes mesmo de te mandar mensagem. 

2 – Use os meios digitais para disponibilizar o seu contato (Sites e redes sociais)

Disponibilize o número do seu WhatsApp no seu site oficial, e também, faça publicações nas redes sociais que capturem o contato do cliente. Para que o cliente se sinta “convidado” a enviar o próprio telefone, você pode planejar campanhas de desconto exclusivas para o canal. Por exemplo, quem enviar determinada mensagem para o seu número, ganha 10% de desconto na sualoja.

Dica importante: Aproveite que o Instagram e Facebook possuem a opção de colocar link no perfil e já deixe programado no seu, o link direto para uma conversa no WhatsApp, assim se o seu cliente se interessar por algum produto, isso irá facilitar e agilizar a tomada de decisão dele.

3 – Utilize as etiquetas para se organizar

A função de etiquetas facilita a identificação das mensagens na sua conta. Você pode usar como marcadores para identificar a fase no funil de vendas em que cada cliente se encontra, por exemplo, listar contatos como “pago”, “prospecção”, “novo cliente”, “pagamento pendente”, etc. É possível ainda, adicionar novas etiquetas a qualquer momento, bastando abrir uma conversa, tocar no ícone do menu, no canto superior direito da interface e escolher a opção referente a “adicionar novas etiquetas”.

4 – Crie modelos de respostas e otimize o tempo do seu atendimento

Esse recurso é excelente porque você pode configurar atalhos para facilitar o atendimento, deixando salvo as respostas para perguntas mais frequentes. Por exemplo, você pode criar algo como “/obrigado” para enviar textos de agradecimento que valorizem a sua loja e reflitam seus valores. 

5 – Lista de transmissão

Quer uma forma rápida e eficiente de divulgar um lançamento ou ação promocional aos seus clientes? A lista de transmissão vai te ajudar nesta demanda!

As listas de transmissão também facilitam a comunicação porque você consegue enviar uma mesma mensagem para várias pessoas. Vale lembrar que a pessoa só receberá a mensagem se tiver o número da sua loja salva em sua agenda.

Por isso, é importante pedir a autorização para o envio das mensagens, e criar uma estratégia de envio de mensagens curtas e objetivas. Também é preciso manter a cordialidade, já que o cliente pode encaminhar as mensagens da sua empresa para outros contatos.

6 – Use o WhatsApp Web e ganhe agilidade no seu atendimento

Responder todas as mensagens diretamente pelo celular, pode não ser a opção mais ágil para o seu cliente, ainda mais quando se tem fila de espera para responder. E é por isso que a versão do WhatsApp para a Web para facilitar e agilizar o seu atendimento.

O WhatsApp web é um serviço que possibilita à você abrir e gerenciar o aplicativo por uma janela em seu navegador na internet, pelo computador. Com ele, fica muito mais simples acompanhar as conversas com os clientes, enviar e receber arquivos, sem precisar ficar com o smartphone na mão.

Para experimentar essa funcionalidade é só acessar: https://web.WhatsApp.com/ e escanear o QR Corde com o seu celular. Pronto, seu WhatsApp já está espelhado em seu computador.

7 – Não deixe o seu clientes esperando

O WhatssApp Business também permite a definição de uma mensagem automática que pode ser enviada no momento que você estiver ausente e não puder responder imediatamente. Uma mensagem de saudação também pode ser configurada para receber os clientes da sua empresa. Assim, o seu cliente não fica com a impressão que foi deixado de lado.

Por exemplo: 

  • Resposta automática para a primeira mensagem: Olá, nós do Mercado XYZ agradecemos o seu contato. Em que podemos te ajudar? 
  • Resposta para mensagens recebidas fora do horário de atendimento: Olá, nós do Mercado XYZ agradecemos o seu contato e informamos que o nosso horário de atendimento é das 8h às 21h.
    Assim que retornarmos as atividades daremos andamento no seu atendimento. Obrigado!

8 – Disponibilize seu portfólio de produtos

Já citamos acima sobre a possibilidade de criar um catálogo virtual diretamente no WhatsApp Business, uma funcionalidade pouco usada mas com um grande potencial para gerar mais vendas para o seu negócio.

Nele você pode colocar imagens, preços e informações sobre os seus produtos, que ficam disponíveis a todo momento para o seu cliente. Sendo assim, uma ótima ferramenta para te auxiliar nas vendas e ainda ajudar o cliente a escolher os itens de sua compra.

9 – Crie ações de vendas

Aproveite sua lista de contato e todo o relacionamento que você criou com os seus clientes por meio desta ferramenta. Criar ações para compartilhar em suas conversas é uma ótima oportunidade para fazer o seu cliente comprar novamente com você. Por isso, uma forma de aumentar suas vendas é criando promoções exclusivas para o canal.

DICA BÔNUS

Se você ainda não tem um número de celular dedicado ao seu negócio, não tem problema, pois o WhatApp Business também aceita telefones fixos comerciais ou residenciais para abrir um nova conta no aplicativo. 

 Para isso você vai precisar inserir o seu DDD + telefone na hora do cadastro e atender a ligação para confirmação do telefone, anotando e inserindo no aplicativo o código informado. 

E aí, pronto para gerar mais vendas em sua loja através do WhatsApp? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

POST A COMMENT