[Blogpost] Como organizar os setores de seu supermercado

Como organizar os setores do seu supermercado

Sabia que a organização do seu supermercado é um ponto que faz toda a diferença na hora da fidelização dos clientes? Isso porque a satisfação dos consumidores é o ponto principal para manter um relacionamento duradouro com eles, e um ambiente bem organizado, com seções de supermercado bem definidas, vai impactar positivamente na experiência de compra. Para organizar os setores do seu supermercado você precisa entender que são muitos os pontos que fazem diferença.

Organize os setores do seu supermercado e venda mais!

Manter a organização de produtos nas seções corretas em um supermercado evita a perda de clientes. Isso porque situações como preço trocado, prateleira vazia, mercadoria sem preço ou promoção sem destaque impactam na percepção que o consumidor tem do negócio, e isso pode ser um fator negativo para gerar a fidelização e o retorno daquele cliente no estabelecimento  Por isso, você tem que ter uma visão clara sobre os setores que o seu supermercado pode ter. Quer saber quais são? Então continue com a gente:

Perfumaria: o setor de perfumaria geralmente conta com uma linha completa de produtos cosméticos com marcas de beleza conhecidas do grande público;

Limpeza e Higiene: aqui estão produtos como álcool, detergente, desengordurante, sabão em barra, amaciante, água sanitária, panos multiuso, sacos de lixo, luvas, toucas, entre outros;

Bebidas: Nesta seção você pode investir em oferecer bebidas como água, suco, refrigerantes e bebidas alcoólicas sempre com grandes ofertas; 

Massas, Cereais, Molhos e Condimentos: busque oferecer grande variedade e as marcas mais consagradas;

Açougue: Carnes variadas. Tenha a certeza de que os produtos são inspecionados pelo SIF (Serviço de Inspeção Federal) e garanta que sua variedade de carnes possui qualidade comprovada;

Padaria: nesta seção o cliente procura pães fresquinhos o dia todo, biscoitos, salgados, pães recheados, patês, pão de alho, baguetes, tortas doces e salgadas, frios e bolos;

Adega: na área de adega você pode investir em bebidas nacionais e importadas, das populares pingas aos mais sofisticados vinhos;

Latarias e conservas: busque oferecer latarias e conservas das principais indústrias em destaque; como ervilha, milho, azeitonas, ovos ou cogumelos.

Congelados: Nesta seção você deve oferecer grande variedade de produtos como comidas pré-prontas, pizzas, polpas de frutas, peixes e aves.

Churrascaria: ofereça ao seu público itens como carvão, temperos, gelo, espetos e acessórios como assa rápido,  tudo o que você precisa na hora de preparar aquele delicioso churrasco;

Embalagens: ofereça itens descartáveis, como copos, pratos, folha de alumínio, sacos plásticos, sacos freezer, papel manteiga, forma de alumínio, entre outros;

Laticínios: busque oferecer itens como Leite condensado; Doce de leite; Iogurte; Bebidas lácteas; Leites fermentados; Fórmulas infantis; Sorvetes; Frozen Iogurt; Chantilly; Manteiga; Requeijão; Cream Cheese; Creme de leite; 

Hortifrutis: nesta seção você deve oferecer frutas, legumes e verduras;

Bomboniere: nesta seção você pode oferecer balas, chocolates e doces como novidades nacionais e importadas;

Biscoitos e Snacks: aqui são itens de consumo rápido além da tradicional variação de bolachas, acrescente salgadinhos de trigo, amendoins e castanhas. 

Dicas de organização para os setores do seu estabelecimento

O consumidor reflete dois comportamentos quando está comprando em um supermercado: desejo por conforto e preferência por agilidade. Para o cliente, os produtos precisam estar ao seu alcance, de modo que consiga pegá-los sem que tenha que se esforçar para encontrar e identificar produtos assim que entra em seções de supermercado. Por isso, depois de estabelecer a categorias de produtos que você vai oferecer ao público, é hora de organizar o espaço para receber seus clientes. Confira algumas dicas para fazer da melhor forma:

1 – Pense no espaço físico

Observe todo o layout do estabelecimento com um olhar analítico para encontrar os pontos fracos e os pontos fortes para a exposição de produtos. Lembre-se que desde a entrada até o interior da loja, os clientes precisam se sentir convidados para entrar no espaço.

Vale mencionar que não é porque você tem muito (ou pouco) espaço, que você deve colocar o maior número de prateleiras possíveis. Muito importante frisar, que a recomendação é de não ocupar mais do que 40% da área do supermercado com prateleiras.

Outra dica essencial é que você arranje prateleiras, corredores, ou displays de acordo com o fluxo de passagem dos clientes. Evite acumular produtos na entrada, já que lugares muito “entulhados” dão a impressão de que quem passa por perto pode acabar derrubando algo, o que é bastante desencorajador. Tenha em mente que uma entrada com aparência “limpa” é mais agradável e convidativa.

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2 – Dê uma atenção especial aos corredores

Para garantir que os consumidores tenham a melhor experiência de compra, você precisa também prestar atenção na circulação de pessoas. Por isso, se o estabelecimento é espaçoso, tente manter corredores largos o suficiente para que os clientes transportem suas compras sem se chocarem com outros produtos, ou com outros compradores. Se a loja é pequena, tome apenas cuidado de não disponibilizar mobiliários como tótens ou displays em pontos que interrompam a circulação.

3 – Escolha o mobiliário correto

Quando o assunto é mobiliário, vale lembrar que se você não tem painéis e prateleiras adequados para o supermercado, você corre o risco de desvalorizar produtos que poderiam ser sucesso de vendas. Busque expositores neutros que deixem todos os produtos à mostra e acessíveis ao consumidor, e que não chamem mais atenção do que os produtos. Além disso, tenha um mobiliário que esteja de acordo com a identidade de visual da loja. 

Manual Visual Merchandising

4 – Cuidado com os preços trocados na prateleira

O preço trocado na gôndola é uma dessas situações que você precisa evitar já que ele pode gerar desconforto entre os consumidores. Jamais permita que o produto na prateleira tenha um preço diferente do anunciado para não gerar a sensação de engano no cliente.

Outro ponto de atenção deve ser em relação a precificação e a garantia de que todos os itens estão devidamente etiquetados. Verifique se não há mercadoria ou gôndola sem etiqueta de preço, porque isso pode gerar insatisfação no consumidor. 

5 – Cuidado com a ruptura de estoque do supermercado

Não deixe prateleiras vazias, por mais que a rotatividade de produtos seja alta. Se o cliente entrar no estabelecimento e não encontrar o produto que precisa, ele pode deixar a loja frustrado, sem fazer compras, e desejando conhecer a concorrência. Tenha colaboradores dedicados a cuidarem do seu estoque para se certificar que não há produto em falta. Além disso, faça a reposição da categoria de produtos sempre que precisar.

Tenha também um profissional dedicado para a reposição de produtos para monitorar a rotatividade das mercadorias e fazer a substituição imediata dos itens necessários. Treine os colaboradores para se colocarem à disposição do cliente e ajudá-lo a encontrar o que precisa, ou mesmo buscar o produto para ele diretamente no estoque.

6 – Dê destaque às promoções

O consumidor adora frequentar supermercados que fazem boas promoções simplesmente porque as ofertas passam a sensação de que haverá economia no final das compras. E obviamente, quando existe competição, quase sempre o consumidor tende a optar pelo estabelecimento com os preços mais em conta. Portanto, dê destaques às promoções sempre que possível, para garantir que o consumidor que frequenta supermercado saiba que ali tem ofertas atrativas.

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Agora é sua vez!

Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

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