Lorem ipsum dolor amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.

Baker

Follow Us:
+39 02 87 21 43 19
Mon - Fri: 07:00 am - 05:00 pm

Blog

8 Passos para inovar o seu mix de produtos e vender mais!

8 Passos para inovar o seu mix de produtos e vender mais!

Como sei o momento certo de inovar o mix de produtos da minha loja de embalagens?

Ter um bom mix de produtos em sua loja de embalagens é essencial para o sucesso do seu negócio. Isso porque a variedade de itens pode ajudar você a se destacar perante os seus concorrentes, além de colocar o seu estabelecimento como uma marca confiável ao consumidor, por oferecer uma solução completa de itens relacionados. 

Mas nem sempre é fácil estar ciente de qual é o momento certo de renovar o seu mix de produtos, afinal, a gestão do estoque é um ponto que precisa de atenção todos os dias. Por isso, hoje reunimos 8 passos para que você possa inovar no mix de produtos da sua loja:

1 – Entenda o que seus clientes estão buscando

Para que o seu mix de produtos seja assertivo você precisa entender as necessidades dos seus clientes, e compreender quais são os seus objetivos e os problemas que eles desejam solucionar ao adquirir seus produtos.

Conhecendo profundamente o público de sua loja de embalagens, você poderá descobrir oportunidades que ainda não foram exploradas para diversificar o seu mix de itens, trazendo também novas vendas. 

Se você ainda não sabe bem quem é o seu cliente, você pode fazer pesquisas de público, através de formulários, por exemplo. Você também pode buscar informações através das redes sociais.

ebook - 10 passos para fazer sua loja de embalagens vender mais

2 – Fique atento aos lançamentos e novidades no mercado de embalagens

Quando você fica de olho nos lançamentos e tendências do mercado, você garante que a sua loja de embalagens esteja munida dos itens mais atuais.

Lançamentos e novidades no mercado de embalagens

Além disso, quando você segue as novas tendências, você acaba encontrando novidades tecnológicas e de design para aplicar também à forma que você vende seus produtos. Assim, você consegue atrair os clientes que são interessados em novidades e querem sair na frente na hora de acompanhar as principais inovações do mercado.

3 – Acompanhe as tendências de negócios que podem aumentar as demandas de clientes 

Quando você acompanha as tendências de negócios, você também tem uma melhor noção de quais produtos são as apostas dos seus clientes e quais estão ficando ultrapassados. Por exemplo, até um tempo atrás surgiu uma grande onda de Food-Trucks. Se isso também aconteceu na sua região, você pode notar uma grande oportunidade de mercado para a venda de embalagens descartáveis.

Tendências

O exemplo mostra que quando você está atento ao que acontece no mercado, você pode tirar bom proveito no seu mix de produtos.

4 – Preze pela qualidade dos seus produtos (o barato pode sair caro)

Esse passo é essencial porque é ele que garantirá a confiança do cliente na sua loja. Então, busque e avalie profundamente a qualidade dos itens dos seus fornecedores. Priorize também os preços justos, já que às vezes, o barato pode sair caro. A qualidade dos produtos é um diferencial aos olhos do cliente e garante que ele voltará mais e mais vezes.

5 – Faça uma análise do mix de produtos dos seus concorrentes

Falamos sobre o acompanhamento das tendências do mercado, mas é importante notar que de nada adianta este estudo sem uma análise da concorrência. Para que você consiga inovar sua linha de produtos com segurança é preciso que você saiba quais são os produtos vendidos por seus concorrentes do mesmo setor.

A sua análise também deve buscar entender quem são os possíveis fornecedores e parceiros da concorrência para que você saiba quais são os seus diferenciais, e como você pode ampliar seu mix de produtos de forma estratégica.

6 – Acompanhe de perto suas vendas (produtos de maior ou menor giro)

A boa gestão da suas vendas é essencial para a saúde do negócio. De nada adianta ter uma variedade grande de produtos, com tendências de mercado que não são encontrados nos concorrentes, se esses itens não giram em sua loja e o número de vendas fica sempre abaixo do esperado.

Estoque de mix de produtos

Quando você acompanha de perto o número de vendas, você consegue saber como está a comercialização de cada um dos itens do seu estoque, identificando se as metas comerciais estão sendo atingidas ou se o investimento na aquisição e produção destes produtos não está sendo recuperado nas vendas. 

Mais do que um mix variado de produtos, você precisa prezar por itens que realmente fazem sentido para o seu negócio e que sejam do agrado do seu cliente.

Aproveite para ler: 5 Dicas de gestão e controle de estoque para loja de embalagens

7 – Busque fornecedores sérios e que mais do que vender produtos, sejam seus parceiros

Esta é provavelmente uma das decisões mais importantes para a sua empresa. O fornecedor certo vai garantir produtos de qualidade, atualizados e com bom giro na ponta. Por isso, busque com cuidado os seus fornecedores de embalagens.

Antes de comprar, faça pesquisas e planejamentos. Busque parceiros confiáveis e alinhados à qualidade e aos objetivos da sua loja. Busque também depoimentos de outros clientes, para garantir que você estará lidando com uma empresa de confiança.

8 – Solicite amostras ou mostruário para conferir a qualidade dos produtos

Finalmente, uma dica que vai ajudar muito a sua loja na hora de escolher o mix de produtos: pedir amostras para os fornecedores. Com uma amostra em mãos você consegue determinar se um item combina com a sua loja, se respeita seus padrões de qualidade e atende às expectativas dos seus clientes. Os mostruários garantem que você conheça os produtos antes do pedido efetivo, para que as compras sejam investimentos rentáveis.

Essas são nossas dicas, você gostou? Inovar nem sempre é fácil, mas seguindo estes passos você terá mais sucesso!


POST A COMMENT