Lorem ipsum dolor amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.

Baker

Follow Us:
+39 02 87 21 43 19
Mon - Fri: 07:00 am - 05:00 pm

Blog

Filme de PVC Vabene

10 maneiras diferentes de utilizar o Filme de PVC

Você conhece todas as funcionalidades que o Plástico Filme ou o Filme de PVC pode oferecer?

Amplamente utilizado em cozinhas domésticas e industriais, o Filme de PVC é um grande aliado na hora de guardar e conservar alimentos. Sendo um plástico muito aderente quando bem aplicado, preserva as características químicas, físicas e nutritivas do alimento, e por ser transparente, também permite ver seu estado de conservação. 

O Filme de PVC possui características muito marcantes em função da sua composição, Policloreto de Vinila. Ele é um filme plástico atóxico e isento de cheiro, é resistente à ação de fungos e bactérias, e é 100% reciclável, quando destinado corretamente a este fim. E graças a estas propriedades, ele evita que os alimentos escureçam ou que fiquem ressecados, e também evita que apareça aquele “cheirinho” de comida dentro da geladeira, ao embalar um alimento já aberto.

Mas além disso, com o avanço da pandemia, o Filme de PVC quase “desapareceu” das prateleiras. E esse movimento se justifica em dois fatores: a grande maioria das pessoas está cozinhando e preparando comidas em casa e isso demonstra que a população precisa de utensílios de ajuda para esses momentos, e também um auxiliar na prevenção ao Covid-19,  através do revestimento de superfícies e objetos, para evitar o contato com o vírus. 

Mas além de suas principais utilizações, também se destacam outras que são super práticas e super úteis para facilitar as tarefas diárias e conservar outros objetos. Quer saber quais são? Então continue com a gente e descubra truques para facilitar a sua vida!

Você conhece as utilidades do Filme de PVC?

1. Conserve alimentos

Filme de PVC Vabene
Filme de PVC para conservar alimentos

Não podemos deixar de começar com a clássica e principal função do Filme de PVC. Ele conserva todo o tipo de alimento, como carnes, frutas, pães, doces, etc, sem restrições, pois é atóxico e isento de cheiro. 

Embalando o alimento com o Filme de PVC, ele evitará que o mesmo escureça, murche ou fique ressecado. Além disso, irá evitar que o alimento espalhe cheiro forte na geladeira ou no freezer. Para isso, embale o alimento em duas camadas de Filme de PVC, assim ele irá vedar bem a entrada de oxigênio.

2. Marine carnes com o Filme de PVC

Filme de PVC Vabene
Utilize o Filme de PVC para marinar carnes

Uma alternativa para marinar carnes é utilizando o Filme de PVC. A marinada é uma técnica muito antiga que consiste em deixar uma peça de carne em uma mistura de condimentos, ervas, legumes e algum componente líquido ácido como limão ou vinagre por algumas horas. 

Para utilizar essa técnica, é só embalar a carne juntamente com o molho de sua preferência no Filme de PVC. Assim você economiza na quantidade do molho, pois com o Filme de PVC a carne ficará totalmente coberta pelos componentes. Por fim, é só colocar o alimento vedado na geladeira. O tempo da marinada pode variar de 3 a até 24 horas, dependendo do tipo de carne.


Leia mais:Aprenda a fazer marinada com o Saco Zip

3. Preserve bananas maduras por mais tempo

Filme de PVC Vabene
Conserve bananas por mais tempo com o Filme de PVC

Para conservar bananas com Filme de PVC por mais tempo é fácil: Envolva o talo da banana no plástico filme, e guarde-a em local fresco e arejado, só não coloque no refrigerador. Assim, elas ficarão maduras por mais tempo.

4. Tenha uma estufa caseira dentro de casa

Filme de PVC Vabene
Crie uma estufa caseira com o Filme de PVC

No cultivo de hortaliças e flores em casa é comum utilizar o Filme de PVC. Para isso, basta cobrir o vaso ou floreira com o Filme de PVC, criando assim, uma mini estufa coberta. O objetivo da mini estufa é manter o calor dentro do vaso, principalmente durante o inverno. Estando coberta, a mini estufa irá atuar como um micro ecossistema controlado, inibindo diferentes tipos climáticos, e fazendo com que as plantinhas cresçam mais rápido!

5. Mantenha shampoos e cremes hidratantes em segurança

Filme de PVC Vabene
Deixe cremes e shampoos seguros

Para manter cremes e shampoos em segurança, livres de vazamentos em viagens, utilize um pedacinho de Filme de PVC. É só desenroscar a tampa do produto, cobrir com o Filme de PVC a superfície aberta do frasco, e enroscar novamente a tampinha. Os cremes ficarão em segurança, evitando possíveis acidentes dentro da mala 😉

6. Malas e objetos pessoais em segurança em viagens e mudanças

Filme de PVC
Filme de PVC utilizado para deixar a mala mais segura

E falando em viagens, para manter seus pertences (e até a própria mala!) seguros na hora de viajar, é só embalá-los com o Filme de PVC. Vai ficar tudo bem empacotado e seguro, desde os seus pertences, até o exterior da mala, que sabemos que podem sofrer danos em uma viagem, né? 

Em mudanças você também pode embalar objetos, sem retirá-los de seus lugares. Por exemplo, você não precisa retirar os pertences de dentro de uma gaveta, e guardá-los para a mudança. É só embalar com Filme de PVC a gaveta com os objetos dentro. Isso vai facilitar bastante na hora da mudança, pois é só embalar, fazer o transporte, e desembalar.

7. Congele carnes com o Filme de PVC

Filme de PVC

Congele carnes, peixes e aves de forma muito fácil com o Filme de PVC. Só ele é capaz de evitar bolhas, devido a sua capacidade de aderência às superfícies, e deixa o alimento vedado, evitando a contaminação. Para congelar de forma correta, divida a carne em pequenas porções que serão utilizadas posteriormente. Nunca congele um pedaço grande de carne, opte por congelar em pequenas porções, pois assim você descongela somente o que irá consumir. Dessa forma, você evita desperdiçar comida, e deixa o freezer muito mais organizado.

8. Setor estético em geral

Filme de PVC

O Filme de PVC é amplamente utilizado no setor estético. Na hora de aplicar cremes ou loções, utilize-o criando uma camada protetora entre o creme e a pele. Assim, ele irá garantir maior absorção do produto, pois com o local aquecido, a capacidade de retenção do creme ou loção serão maiores, “turbinando” seus resultados. 

O Filme de PVC também é recomendado em estúdios de tatuagem, para cobrir a maca, e evitar possíveis contaminações, como também, para cobrir a lesão da tatuagem. Mas atenção: é indicado que o local tatuado seja coberto por um curto período de tempo, como por exemplo, do estúdio até sua casa. Neste segmento é muito comum utilizar a versão compacta, que é super fácil e rápida para embalar.

9. Cortar bolachas perfeitamente

Para quem trabalha com doces, o Filme de PVC tem muitas utilidades. E uma delas, é na hora de cortar bolachas perfeitamente. E para isso é super fácil: basta espalhar a massa em uma superfície lisa, e cobri-la com o Filme de PVC. Depois, é só cortar a massa no formato desejado, seja com faca, ou com formas próprias. Os cantos ficarão impecavelmente arredondados. Essa dica é muito válida também em locais de prática de artesanato, em que seja necessário o corte de desenhos em massas. Curtiu a dica?

10. Como ele é utilizado no setor automotivo

Filme de PVC Vabene

No setor automotivo, em oficinas, é comum revestir algumas partes do carro com Filme de PVC. É uma alternativa de baixo custo para preservar a higiene e manter a limpeza interna dos veículos. Normalmente são revestidos o volante, freio de mão, câmbio, entre outras partes que ficam expostas durante o manuseio do veículo, evitando assim, o contato com graxas, óleos, etc.

Não recomendamos utilizar o Filme de PVC…

Sabemos que o Filme de PVC é um acessório revolucionário e indispensável na cozinha, mas para seu uso correto, visando a segurança e proteção do alimento ou objeto, algumas precauções são necessárias:

–  Sempre lave as mãos antes de manusear o Filme de PVC, e não esqueça de utilizar também em superfícies higienizadas;

–  Ele suporta temperaturas de até 70°C, mas não é recomendado que seja manuseado em altas temperaturas, como por exemplo, colocar em água fervida. Nesse exemplo há risco de derretimento do plástico;

–  Não reutilize o Filme de PVC. Além de perder a sua aderência, existe o risco de transportar bactérias entre uma utilização e outra;

–  Sempre deixe uma pontinha do plástico virada para fora após o uso. Essa dica vai facilitar quando precisar utilizá-lo novamente.

E aí, curtiu todas as especificações e facilidades que o Filme de PVC pode oferecer? Tem alguma dúvida, ou sugestões de uso? Compartilhe dicas e ideias com a gente! É só escrever nos comentários!

Gostou do conteúdo? Compartilhe esse post com quem precisa saber!

POSTAR UM COMENTÁRIO