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O MIX DE EMBALAGENS IDEAL PARA O SEU SUPERMERCADO

O mix de embalagens ideal para o seu supermercado

Ter um mix de produtos diverso e bem alinhado à proposta de um supermercado pode gerar bons frutos. Aliás, para que um supermercado seja lucrativo, você deve imaginar que é preciso ter no espaço os produtos que o consumidor realmente quer comprar. Mas colocar isso em prática nem sempre é tão fácil assim. Em muitos casos, as apostas dos supermercadistas não estão alinhadas com as necessidades e escolhas do consumidor e quando isso acontece, é falta de lucro na certa.

Quando falamos de mix de embalagens, a escolha pelos itens corretos passa a ser ainda mais desafiadora. Mas, o ponto inicial é verificar a demanda e as necessidades dos consumidores. É importante avaliar a oferta e demanda para que não haja ruptura, perda de vendas, ou excesso de estoque, menor fluxo de caixa e margem.

O crescimento neste mercado se explica porque hoje existe uma grande tendência de “faça você mesmo” que incentiva os consumidores a criarem diferentes materiais que necessitam de embalagens específicas. Por isso, o consumidor busca em supermercados os materiais de base para suas personalizações.

Mas eventualmente, escolher o mix ideal exige alguns cuidados específicos, e para ajudar você nessa tarefa, preparamos este post com algumas dicas para quem quer encontrar o mix ideal de embalagens para um supermercado. Confira!

1 – Encontre os melhores fornecedores

Faça uma pesquisa de mercado e comece buscando informações sobre diferentes fornecedores. Tenha em mente que a qualidade dos produtos, a variedade de peças, a tecnologia aplicada e a inovação em design das embalagens que você pretende oferecer em seu supermercado dependem diretamente da qualidade dos fornecedores. 

Considere também os valores, as formas de pagamento e as negociações possíveis para que o seu supermercado não sofra com problemas relacionados ao estoque. Finalmente, não esqueça de avaliar a reputação dos fornecedores para que você garanta qualidade nos produtos e uma manutenção regular do estoque.

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2 – Tenha uma visão clara do portfólio de produtos que você pretende oferecer

Depois de definir fornecedores, é hora de criar o portfólio de produtos do seu setor de embalagens. Quais produtos serão oferecidos? Qual será a quantidade de produtos necessários? Como você pretende organizar o seu corredor? 

Listar tudo isso é essencial já que um bom planejamento vai garantir foco em entregas assertivas. E não esqueça de pesquisar o perfil dos potenciais consumidores e usar as informações encontradas como base para a definição dos itens totais que serão comercializados no setor de embalagens do seu supermercado.

3 – Organize o espaço

Encontre o lugar ideal para o seu setor de embalagens e invista num projeto de organização do espaço. Tenha bons mobiliários (gôndolas, prateleiras e expositores), boa iluminação (seja com lâmpadas, seja com luz natural), e um bom espaço para que os seus clientes se sintam à vontade para fazer compras. 

Como os produtos comercializados no setor costumam ser pequenos e de formatos variados, é preciso pensar em mobília e expositores que deixem todos os produtos à mostra e acessíveis ao consumidor. Além disso, é necessário pensar na proteção dos itens para que eles não estraguem facilmente nem fiquem desorganizados 

As cores de móveis e paredes devem ser definidas de acordo com a identidade visual da marca, mas é importante lembrar da influência dos produtos. Se o seu portfólio é formado por muitos itens coloridos, busque cores neutras no mobiliário, para que nada chame mais atenção que o produto.

4 – Aposte no diferencial

Grande parte dos supermercados simplesmente focam no quesito culinária, e oferecem caixas e outros tipos de embalagens para seus clientes, sem qualquer tipo de diferencial. Ousar, de acordo com o seu público, pode ajudar você a defender um posicionamento diferente sobre o seu estabelecimento, o que pode fazer muita diferença para o sucesso do seu negócio.

5 – Observe a concorrência

A observação do mercado ajuda você a ter insights para o seu negócio e funciona praticamente como um termômetro sobre as estratégias do seu supermercado. Você consegue compreender tendências de consumo e avaliar produtos que têm mais saída apenas pela observação do mercado.

É claro que não estamos falando aqui que você deve imitar outros supermercados, mas sim observar a movimentação da concorrência e entender se indicadores operacionais da sua empresa correspondem aos do mercado em geral, procurando aumentar a eficiência. Assim você terá dados e informações importantes para montar um mix de embalagens estratégico para você e ideal para o seu público. 

6 – Analise o seu histórico de vendas

Faça uma avaliação criteriosa e objetiva do histórico de vendas para entender qual é o padrão mensal de itens de embalagens que você vende normalmente, e qual é a receita obtida. Com essas informações, você consegue fazer compras mais estratégicas e maximizar as oportunidades de vendas.

É claro que em suas análises você precisa considerar o fator sazonalidade, já que alguns tipos de produtos vendem melhor em determinados meses do ano. Mas com a análise do histórico de vendas em mãos, novos produtos podem ser acrescentados à gama de ofertas do supermercado.

Outra saída interessante na hora de definir o seu mix de embalagens é a condução de testes de novos produtos, já que a partir dos resultados você consegue comprovar se a colocação de determinados itens no seu portfólio é realmente válida.

Para testar um mix de produtos, você precisa definir um prazo razoável de testes (alguns meses) e verificar os resultados, para então validar as novas atualizações no seu mix.

Olhando todas as nossas dicas, a escolha do mix pode até parecer algo complicado. No entanto, com estratégias bem definidas, seguindo o passo a passo que montamos, você tem tudo para ter um portfólio de produtos completo, intuitivo e de acordo com o desejo do seu consumidor.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente, ficaremos felizes em esclarecer!

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