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Marketing Digital para distribuidoras de higiene e beleza: um guia para o seu negócio decolar nos canais digitais

Se você possui ou gerencia um negócio, sabe que hoje em dia é fundamental estar no meio digital. O mundo vem passando por transformações tecnológicas principalmente após a pandemia, e empresas que não se adequam acabam perdendo espaço no mercado e, consequentemente, oportunidades de novos negócios. 

E quando falamos do segmento de higiene e beleza, entra em cena um público muito conectado aos seus computadores, celulares e as tendências digitais em geral. Então se você ainda não está no meio digital, ou possui uma presença mais tímida na internet, fique com a gente que vamos te ajudar a ser um expert com essas dicas.

Antes de começarmos, é necessários contextualizarmos alguns números importantes para o setor de Higiene e Beleza: 

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), “o setor de HPPC apresentou crescimento de 5,7% no primeiro quadrimestre de 2021 em comparação a 2020. Dentre as categorias que tiveram melhor desempenho estão as de produtos relacionados ao banho, hábito reforçado no dia a dia dos brasileiros, por conta da prevenção à COVID-19. No primeiro quadrimestre de 2021, a categoria de sabonetes obteve uma alta nas vendas de 23%; a de shampoos +2% e condicionador +1%, todos dados em vendas ex-factory, em comparação ao mesmo período de 2020”. 

Além disso, em pesquisa realizada com dados de compra no e-commerce durante o primeiro trimestre de 2021, mostram que foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses do ano, um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. A categoria de beleza, perfumaria e saúde foi responsável por 15,2% destas vendas. 

São números super relevantes que valem explorar, né? Então, para te dar aquela mão na hora de fazer bonito na internet e aproveitar essa fatia de mercado, elaboramos algumas dicas super práticas e super úteis para você se dar bem no marketing digital. Confira abaixo:

1# Sua empresa já está cadastrada no Google Meu Negócio?

Google meu negócio

Ter a sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio é o primeiro passo para ter um negócio de sucesso na internet. Isso porque quando um possível cliente está buscando um produto ou serviço, é comum que ele pesquise no Google para encontrar a opção mais viável. Então, quando você tem um negócio cadastrado no GMN, ele tem potencial para aparecer exatamente quando as pessoas fazem novas pesquisas, de forma segura, completa, e mais otimizada possível.

O que é o Google meu Negócio?

Ele é uma ferramenta que permite que você gerencie como o seu negócio vai aparecer no Google Pesquisa e no Google Maps. Isso quer dizer que você pode adicionar o nome da sua empresa, endereço, horário de atendimento e muito mais, para que as pessoas tenham acesso a cada nova pesquisa. Você também pode monitorar e responder os comentários dos clientes, adicionar fotos, e entender melhor onde e como as pessoas estão buscando por você. O mais legal é que o Google Meu Negócio é totalmente gratuito. 

Para saber mais e cadastrar a sua empresa, CLIQUE AQUI.

2# Conheça o seu público alvo

Público alvo

Se você não tem um público alvo definido, pode acabar acumulando fãs e seguidores, mas deixando de lado potenciais clientes do seu negócio. Não adianta nada ter milhares de fãs, se eles não são pessoas que poderiam se interessar no seu produto. É importante saber para quem você vai falar, pois assim, a comunicação será mais assertiva. Além disso, no meio online você pode criar campanhas altamente direcionadas para apenas um segmento específico do público, sem a necessidade de mostrar a mensagem para todo mundo. Ou seja: você “mira e acerta” exatamente em quem precisa saber sobre o seu negócio. Mas para isso, é necessário conhecer quem é o seu potencial cliente!

3# Sua rede social pode ser um sucesso!

Redes sociais

É inegável que hoje em dia as redes sociais estão presentes em 11 a cada 10 celulares brasileiros . A pandemia acelerou o processo de digitalização, e as redes sociais viram um “boom” de novos perfis profissionais sendo criados a cada dia, como uma solução para manter os negócios em pé.

Hoje é vital estar presente nas redes sociais, mas mais importante que isso, é estar presente onde o seu público está. Não crie perfis em redes sociais específicas seguindo alguma tendência se o seu público não as utiliza. Escolha as mídias sociais relevantes para o seu consumidor.

Além disso, se possível reserve um valor de investimento para patrocinar algumas postagens. Com um pouco de investimento e com segmentações bem otimizadas, você pode chegar a milhares de potenciais clientes do seu negócio. 

Entenda que as redes sociais são ferramentas para aumentar o seu relacionamento, e gerar valor aos seus clientes e futuros clientes. Então, investir em relacionamento através de informações, conversas, retornos de feedbacks, etc,  é importante para fidelizá-los. Além disso, criar conteúdos que sejam do interesse do seu público também são muito importantes. E no segmento de higiene e beleza, alguns conteúdos fazem muito sucesso. Veja abaixo:

Review & comparativos entre produtos

Reviews e comparativos entre produtos gera conteúdo e engajamento. Como uma loja de produtos de higiene dispõe de muitos produtos, fazer reviews e comparativos vai evidenciar a qualidade dos produtos, direcioná-los às necessidades do seu público e fazer um bom conteúdo para as suas mídias sociais.

Calendário sazonal

Os calendários sazonais costumam dar muito certo no marketing digital. Trazer as principais datas comemorativas e de vendas (alô Black Friday) e desenvolver promoções, vai movimentar muito as suas redes sociais e, consequentemente, a sua loja ❤️

Dicas de uso & tutoriais de produtos

Tutoriais ajudam muito a divulgar os produtos e lançamentos. Muitas pessoas costumam utilizar os produtos de maneira errada, ou nem utilizam por medo de não saber como. Então, trazer tutoriais variados vai ajudar a gerar muito engajamento nas suas mídias sociais.

4# Parceria com influenciadores do ramo

Influencers digitais

Os influenciadores possuem um papel cada vez mais importante nas redes sociais. Trazendo grande audiência em seus canais, os influenciadores digitais são uma opção rápida de longo alcance para a sua marca. Estima-se que mais de 65% dos usuários do Instagram no Brasil sigam pelo menos algum influenciador digital, então esse é um mercado super interessante para promover a sua marca e redes sociais.

5# Utilize todo o poder do Whatsapp Business

WhatsApp Business

Você sabia que mais de 60 bilhões de mensagens são enviadas pelo WhatsApp todos os dias em todo o mundo? E que aplicativos de mensagens como o WhatsApp têm taxas de engajamento muito altas, com até  98% das mensagens abertas e lidas, sendo que 90% delas são abertas em três segundos após o recebimento?!

O WhatsApp Business pode ser um canal de venda muito eficiente para o seu negócio. Uma das grandes vantagens é o fato do aplicativo ser gratuito, através dele você consegue facilmente enviar imagens, catálogos, fotos, áudios e vídeos para os seus contatos, e utilizar a mesma mensagem para envio a mais de uma pessoa, entre outras funcionalidades.

Mas atenção: Crie uma conta comercial para o seu negócio, para que você possa aproveitar todas as funcionalidades que o aplicativo pode oferecer.

Mkt digital

E aí, curtiu as nossas dicas?

Importante frisar que, a maior vantagem aqui é que o Marketing digital permite a mensuração do retorno sobre qualquer investimento, ao contrário do que acontece com o Marketing tradicional. No meio online, facilmente é possível encontrar dados importantes sobre uma campanha, como o número de visualizações, pessoas impactadas, ações e interações realizadas, conversões, etc. Se juntarmos tudo isso à possibilidade de segmentar uma comunicação, para um público bem específico, então o digital é uma oportunidade incrível para divulgar a sua loja. 

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