Se você deseja divulgar o seu negócio no Google de maneira fácil e gratuita, entender como funciona o Google Meu Negócio é um bom começo. Isso porque quando estão buscando um produto ou serviço, a maioria das pessoas joga no Google para encontrar a opção mais viável. Então, quando você tem um negócio cadastrado no GMN, ele tem potencial para aparecer exatamente quando as pessoas fazem novas pesquisas, de forma segura, completa, e mais otimizada possível.
Então não importa se você tem uma loja, um restaurante ou é uma indústria, o Google Meu Negócio pode ajudar o seu negócio a atrair mais clientes de forma gratuita. E o nosso objetivo aqui é te ajudar nesta missão, por isso preparamos um passo a passo completo. confira!
O que é o Google meu Negócio?
Ele é uma ferramenta que permite que você gerencie como o seu negócio vai aparecer no Google Pesquisa e no Google Maps. Isso quer dizer que você pode adicionar o nome da sua empresa, endereço, horário de atendimento, e muito mais, para que as pessoas tenham acesso a cada nova pesquisa.
Você também pode monitorar e responder os comentários dos clientes, adicionar fotos, e entender melhor onde e como as pessoas estão buscando por você.
O mais legal é que o Google meu Negócio é totalmente gratuito.
Quais são as vantagens de cadastrar minha loja?
Cadastrar o seu negócio no GMN tem muitas vantagens, e é fácil de reconhecer isso, pois quando paramos para analisar que quase tudo o que precisamos, seja um produto ou serviço, vamos diretamente no google procurar essa informação. Só para se ter uma ideia, em média mais de cinco bilhões de pesquisas são feitas diariamente pelo Google em todo o mundo.
Se hoje o principal mecanismo de pesquisa para ajudar consumidores a encontrarem o que precisam é o Google, fica mais fácil entender porque o próprio Google desenvolveu o GMN como uma maneira de destacar as empresas. O Google Meu Negócio possibilita que um grande público possa ver seu perfil, gerando um grande impacto em seu faturamento, além de outras vantagens como:
– Aumento da visibilidade do seu negócio;
– Atração de clientes;
– Criação de site gratuito direto na plataforma;
– Possibilidade dos clientes avaliarem seu negócio online, aumentando assim sua relevância para o google.
Como faço para cadastrar minha loja no Google Meu Negócio?
Para se cadastrar, é muito simples:
Passo 1: Faça login em uma conta do Google que está associada ao seu negócio, ou crie uma conta do Google, se você ainda não tem uma.
Passo 2: Vá até google.com/business e selecione “Gerenciar agora” no topo direito da janela.
Passo 3: Digite o nome do seu negócio.
Passo 4: Digite a categoria do seu negócio. Tente ser o mais assertivo possível, especialmente porque é por conta destes dados que os clientes vão saber que tipos de produtos ou serviços você oferece.
Passo 5: Digite os serviços do Seu Negócio.
Passo 6: Responda se você quer ou não mostrar o seu endereço, e onde você atende os seus clientes. Então, cadastre o seu endereço.
Passo 7: Adicione o número de telefone e site do seu negócio.
Passo 8: Escolha uma forma de verificação. Se você ainda não está pronto para verificar o seu negócio, clique em “Tentar um método diferente” → “Mais Tarde”.
Depois de verificar o seu negócio, é hora de terminar de completar o seu perfil. No painel de controle do Google meu Negócio, você pode buscar o botão “Informações”, e depois selecionar uma seção que você deseja atualizar.
Lembre-se de adicionar o máximo de informações que você conseguir, incluindo uma foto de perfil, a área de extensão que você atende, o horário de funcionamento, os atributos (“free wifi”, por exemplo), o dia e o ano que você inaugurou, o telefone, e etc.
Qualquer pessoa pode sugerir edições, por isso é importante preencher tudo corretamente desde o início para que pessoas aleatórias não alterem o seu perfil.
Como posso destacar minha loja no Google?
Peça para os seus clientes avaliarem sua loja
Muitos consumidores leem avaliações antes de efetuar uma compra online, seja porque têm dúvidas em relação ao produto, seja porque querem certificar de que estão fazendo uma escolha certa, ou até mesmo para saber mais sobre a experiência de outros consumidores. Por isso, a avaliação funciona como uma prova social do seu negócio. Ela é vista como validação social positiva para a sua empresa, passando confiabilidade para o seu consumidor.
Mantenha seu perfil atualizado
Assim você garante que o seu cliente vai ter sempre informações claras sobre o seu negócio.
Responda as avaliações dos seus clientes
Quando você responde, você mostra que valoriza a interação com o cliente e faz com que a avaliação ganhe destaque no GMN. Vale lembrar aqui que é interessante responder também as avaliações negativas, de forma profissional e gentil, sem atacar de volta.
Se sua loja ainda não tem site, aproveite a funcionalidade de criar um site gratuito direto na plataforma
O Google Meu Negócio também oferece a opção de criação de sites. Assim, a sua empresa terá um endereço exclusivo na internet.
O Google Meu Negócio é uma opção simples e barata para gerenciar o seu negócio e colocá-lo em um lugar onde muitos potenciais clientes vão encontrar. E agora que você entendeu as vantagens, que tal criar sua conta? Para começar agora CLIQUE AQUI