Tudo sobre panos para limpeza e higienização

Os panos para limpeza e higienização são essenciais para a realização de tarefas domésticas e industriais  seguras e eficazes. Muitas vezes, o trabalho de limpeza exige mais esforço do que o necessário devido à escolha incorreta do pano. Selecionar o pano adequado facilita a performance e minimiza o esforço.

Pano não é tudo igual! Cada item possui características, materiais e especificações próprias, que são ideais para diferentes atividades. Além disso, a utilização correta dos panos evita contaminação cruzada e garante a segurança dos ambientes.

Características dos panos

Na hora da limpeza e higienização de um ambiente, objeto ou superfície, a escolha correta do pano é tão importante quanto o uso dos produtos químicos. Quando for escolher o melhor pano de limpeza, leve em consideração estas características:

Arraste

O arraste é a força de fricção gerada pelo atrito entre o pano, a superfície e a sujeira. Um bom pano de higienização deve ter facilidade de arraste para deslizar adequadamente sobre a superfície, bem como coletar o resíduo.

Gramatura

Também conhecida como gramagem, a gramatura é a medida da grossura e densidade do tecido, expressa em gramas por metro quadrado (g/m²). Um tecido com maior gramatura é mais grosso, possui maior poder de absorção normalmente.

Aderência

A aderência é a capacidade do pano de reter sujeiras secas, aumentando a eficiência da limpeza. Panos com boa aderência aglomeram e retêm a sujeira com facilidade.

Composição

A composição do pano é determinada pelas fibras e matérias-primas utilizadas em sua confecção, que podem incluir um ou mais materiais para criar diferentes características, como absorção e resistência. Existem três tipos principais de composições:

  • Natural: fibras retiradas da natureza, como lã, seda e algodão.
  • Sintética: fibras criadas a partir de produtos químicos, como as da indústria petroquímica, que resultam em materiais resistentes, que quase não desbotam, secam rapidamente e amassam pouco.
  • Artificial: tecidos fabricados com polímeros naturais manipulados para se transformarem em fios, resultando em um tecido prático, durável e resistente.

Hidrofilia

A hidrofilia refere-se à afinidade das moléculas com a água, indicando a capacidade de absorção do pano. Panos multiuso de alta performance, desenvolvidos à base de celulose, possuem essa característica.

Textura

A textura é o aspecto visual e tátil de uma superfície. Panos de higienização com texturas específicas facilitam a preensão da sujeira, ajudando a limpar e lustrar sem deixar resíduos.

Biossegurança e contaminação cruzada

Biossegurança

Segundo a Anvisa, a biossegurança é a condição de segurança alcançada por ações que previnem, controlam e reduzem riscos que possam comprometer a saúde humana, animal, vegetal e o meio ambiente. As normas de biossegurança englobam medidas para evitar riscos físicos, ergonômicos, químicos, biológicos e psicológicos.

Contaminação cruzada

A contaminação cruzada é a transferência de microrganismos patogênicos de um alimento, utensílio ou superfície contaminada para outro que não estava infectado. Isso ocorre frequentemente em serviços de saúde, alimentação e indústrias, mas também pode acontecer em ambientes de trabalho e residências. Os panos de limpeza são potenciais agentes de disseminação de contaminação devido às condições em que são mantidos, como umidade e resíduos químicos.

Esquema de cores para segmentação dos panos

Embora não exista um padrão normativo de cores para produtos e equipamentos de limpeza, muitas empresas utilizam diferentes cores para ajudar na higienização segura. O uso de panos de cores distintas para áreas diferentes previne a contaminação cruzada.

Vamos a um exemplo prático:

  • Cozinha: recomenda-se a utilização dos panos multiuso descartáveis com boa absorção e arraste. Pode optar pela cor laranja.
  • Banheiro: os panos descartáveis e de alta performance são uma ótima opção para higienização dos banheiros. Você pode optar pela cor verde.
  • Remoção de pó: panos de microfibra reutilizáveis, que são macios, não soltam fiapos e não arranham superfícies, disponíveis: amarelo, preto, verde água e com estampas.

Escolhendo o pano certo para cada superfície

A escolha correta do pano para cada tipo de superfície é crucial para uma higienização eficaz:

  • Madeira e MDF: panos de microfibra ou flanela, que não espalham a poeira e removem-na de fato.
  • Vidros e espelhos: panos de celulose, como Super Panos e V-Wipes, que não soltam fiapos nem deixam manchas.
  • Pisos: panos de microfibra e algodão, que são macios, não arranham e deslizam facilmente.
  • Metais e inox: panos de flanela e microfibra, que lustram sem arranhar.
  • Bancadas e pias: panos descartáveis ou semi-descartáveis, como panos multiusos, V-Wipes e Super Panos.

Os panos multiuso Vabene são profissionais, possuem cores diferenciadas e texturas funcionais para garantir uma higienização segura e de qualidade, prevenindo a contaminação cruzada com práticas definidas e eficientes.

Compartilhe este post