Formas de alumínio

Saiba como a forma de alumínio descartável pode facilitar na sua rotina

Indispensáveis em padarias e confeitarias, as formas de alumínio descartáveis se tornaram as queridinhas nos deliverys, por trazerem segurança e capacidade térmica no transporte de alimentos ao destino final. Super práticas e super úteis em cozinhas domésticas e industriais, elas agregam na rotina diária, pois deixam o processo de cozinhar mais higiênico, ágil e organizado. E quem não gosta de uma cozinha limpa e organizada, não é mesmo?

As formas de alumínio descartáveis são muito resistentes, leves, e protegem o alimento da umidade, luz e oxigênio quando possuem tampa. Elas ajudam a manter os nutrientes, a suculência da comida e distribuem o calor de maneira uniforme, garantindo um rápido cozimento. Aqui, existe uma vantagem muito interessante: você pode utilizar a mesma forma de alumínio descartável para assar o alimento, armazená-lo e também transportá-lo em deliverys 🙂

Hoje existe no mercado, uma infinidade de formas de alumínio descartáveis para diferentes objetivos. Você pode escolher a forma de alumínio certa para assar pães, bolos, tortas, lasanhas, assim como, preparar diversas carnes, aves, legumes, ou transportar marmitas variadas. Elas podem ser encontradas em formatos diferentes, com tampa ou sem tampa, ou através de assadeiras e baixelas. Quando utilizadas corretamente, trazem maior agilidade ao usuário, por isso, é importante atentar-se na hora de escolher a forma de alumínio descartável ideal, e seguir algumas boas práticas de utilização. 

Confira abaixo os principais benefícios em adotar a forma de alumínio na sua rotina:

A forma de alumínio descartável é reciclável

O alumínio é um material que pode ser reciclado várias vezes sem perder as suas características. Mas para ser considerado reutilizável, são necessários alguns cuidados em seu descarte: é necessário higienizá-lo e deixá-lo limpo para ser destinado à reciclagem, pois qualquer resquício de comida pode prejudicar o maquinário de uma instalação de reciclagem. Portanto, na hora de destinar formas de alumínio à reciclagem, limpe-as bem com água, e leve-as até um centro destinado a reutilização de alumínio.

Menos louça pra lavar = mais tempo para o que importa!

Usou, descartou! As formas de alumínio descartáveis são resistentes e podem ir direto ao forno, suportando o peso indicado. Por isso, não é necessário utilizar assadeiras de apoio para suportar o peso. Além disso, elas possuem design diferenciado, e quando utilizadas em almoços ou jantares familiares, podem tranquilamente sair do forno e ir direto à mesa sem a necessidade de trocar de recipiente.

São resistentes às variações de temperaturas

Forma de alumínio descartável
A forma de alumínio descartável é perfeita para assar massas variadas

As formas de alumínio descartáveis são resistentes às altas e baixas temperaturas. Podem ir ao forno para assar alimentos variados ou ir ao freezer para congelar marmitas sem danificá-las. Elas são resistentes e podem ser empilhadas no freezer ou geladeira para facilitar a organização. Aqui trazemos uma vantagem super prática e super útil: você pode congelar a comida dentro da forma de alumínio, e aquecê-la quando necessário! Isso é muito útil para quem costuma fazer marmitas para a semana e não abre mão de uma comida com gostinho de “feita na hora”, ou para profissionais da cozinha que possuem alta demanda de determinados pratos e precisam produzir em grande quantidade. Fica muito mais fácil preparar a comida em larga escala e depois só assá-la ou aquecê-la, né?

Muito importante: as formas de alumínio descartáveis podem ser aquecidas no forno a gás, elétrico ou no microondas, desde que sejam seguidas as recomendações de uso (logo abaixo veremos as recomendações). 

Marmitas organizadas

Marmita descartável de alumínio
Marmitas descartáveis de alumínio deixam a geladeira organizada

E por falar em marmitas, uma forma de manter as marmitas organizadas é através das formas de alumínio descartáveis. Seja para uso doméstico ou para revenda, existe uma gama de formas de alumínio com tamanhos e tampas variados, que podem ajudar na hora de preparar, armazenar e transportar o alimento. Basta observar algumas especificações, como a quantidade de comida, se será necessário assar ou se o alimento estará pré-cozido, por exemplo, para então escolher a forma mais adequada.

Transportar comidas em deliverys

Formas de alumínio para delivery
Formas descartáveis de alumínio para deliverys

Quem está no ramo food service sabe a importância que tem uma boa embalagem. Segura e prática, uma embalagem eficiente vai assegurar que o seu produto final (a comida!) chegue ao destino sem possíveis acidentes, como um vazamento, por exemplo. E a forma de alumínio descartável é ideal para esse tipo de transporte. Isso porque ela é leve, resistente e pode suportar uma grande quantidade de comida sem danificar. Além disso, consegue preservar a temperatura do seu conteúdo, caso esteja mais quente.

Outra vantagem da forma descartável de alumínio, é que na opção com tampa pet você consegue deixar à mostra todo o conteúdo de dentro. Então, basta caprichar na apresentação da comida, para que o seu cliente receba um prato bem montado e bonito!

Quais são as formas de alumínio descartáveis disponíveis no mercado?

# Assadeira de alumínio

Assadeira de alumínio
Assadeira de alumínio

Sua principal função é assar alimentos variados. As assadeiras de alumínio estão disponíveis em tamanhos e modelos diferentes. Você pode encontrá-las nos formatos quadrado, retangular, oval ou redondo, mais alta ou mais baixa e com capacidade para até 10 litros! São ótimas no preparo de pães, bolos, tortas, lasanhas, empadões, legumes, e as maiores e mais altas costumam ser utilizadas para assar aves inteiras ou grandes pedaços de carnes. Fazem muito sucesso em épocas sazonais como o Natal!

# Forma de alumínio tampa pet

Muito comuns no formato redondo ou retangular, as formas de alumínio com tampa pet possuem capacidades variadas e costumam ser utilizadas no food service, pois a sua tampa transparente deixa o prato à mostra, trazendo uma apresentação diferenciada em pratos Gourmet. Podem ser levadas ao forno a gás ou ao microondas, porém aqui é necessário prestar atenção, e não colocar a tampa junto com risco de danificá-la.

# Forma de alumínio tampa cartão

Muito utilizadas no food service, as formas de alumínio com tampa cartão são comuns no formato retangular e tem o tamanho ideal para uma porção de comida. Ficaram famosas quando adotadas por casas especializadas em doces, no preparo das famosas “marmitinhas doces”. São muito resistentes, podendo ser empilhadas, e possuem tampa cartão com material feito papelão laminado para conservar a temperatura interior.

# Baixela de alumínio

As baixelas de alumínio descartáveis são ideais para servir. São muito utilizadas em restaurantes ou em eventos pela praticidade. Possuem design diferenciado em sua superfície com acabamento em alto relevo, deixando os pratos mais bonitos na hora de servir.

# Forma de alumínio para pizza

Formas de alumínio para pizza
Formas descartáveis de alumínio para pizza

As assadeiras de alumínio descartáveis para pizza são utilizadas no preparo de pizzas ou biscoitos variados. Elas distribuem o calor uniformemente, trazendo maior performance na hora de assar os alimentos, deixando-os mais suculentos.

# Forma de alumínio com divisória

Formas de alumínio descartável com divisória
Forma de alum´nio descartável com divisória

Disponível na opção retangular em tamanhos variados, as formas de alumínio com divisória possuem tampa cartão, ideais para marmitas. Possuem 3 divisórias para evitar que o alimento se misture. Podem ir ao forno convencional ou ao microondas desde que sigam as boas práticas na hora de aquecê-las. São muito utilizadas no setor de food service e no uso doméstico.

Boas práticas para aquecer a comida no microondas

Uma dúvida muito comum entre os usuários das formas de alumínio descartável, é se elas podem ser utilizadas no microondas na hora de aquecer a comida. E elas podem ser utilizadas sim! Mas para isso, boas práticas são necessárias. Vamos lá:

– Retire a tampa da forma de alumínio e coloque a embalagem com o alimento no forno microondas;

– É necessário que a embalagem esteja com alimento até a borda;

– Posicione a forma de alumínio com o alimento no centro do prato giratório;

– Não deixe que ela encoste nas laterais do microondas, pois isso pode causar algum eventual acidente. É recomendado que mantenha no mínimo 4 dedos de distância das paredes do microondas. Caso ela seja muito grande, é recomendado que seja aquecida no forno convencional;

– Coloque a tampa especial para microondas para cobrir a forma. Ela vai evitar que a embalagem toque nas laterais do microondas, e também vai conservar a umidade do alimento;

– Na hora de retirar a forma de alumínio do microondas, utilize um protetor para as mãos.

Viu só como as formas de alumínio descartáveis são super práticas e super úteis? Além de recicláveis, são fáceis de aquecer, manusear, e economizam muito tempo nas rotinas diárias. Ah, e as Formas de alumínio descartáveis da Vabene trazem um plus super bacana: elas são embaladas individualmente, o que traz maior segurança e facilidade na hora de preparar seus pratos de Chef!

 class=

Compartilhe este post