NR-32: saiba mais sobre a norma que estabelece medidas de proteção no ambiente de saúde

O ambiente de saúde apresenta riscos, tanto para o profissional quanto para o paciente, pela exposição a vírus e bactérias, contato com pessoas em situação vulnerável, contaminação por produtos químicos, entre outros. Por isso, foi criada a NR-32, uma norma regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos de proteção para garantir a saúde e a segurança de todos os que atuam em hospitais, clínicas, laboratórios e outros ambientes da área de saúde.

Nesse post, falaremos sobre a sua importância, os principais riscos que a sua aplicação evita e como o uso correto e obrigatório dos equipamentos de proteção individual é essencial para evitar contaminações.

Sobre prevenir riscos

Instituída em 2015 pelo Ministério do Trabalho, a NR-32 é um conjunto de normas voltadas para a proteção da saúde de pessoas no ambiente hospitalar – englobando profissionais que trabalham na recuperação, assistência e pesquisas na área – e quais são os cuidados que devem ser seguidos para evitar acidentes e prevenir riscos.

De acordo com pesquisas globais da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e da OMS (Organização Mundial de Saúde), estima-se que aproximadamente 2 milhões de pessoas morrem anualmente por causas relacionadas ao trabalho, seja por acidentes ou doenças contraídas no local. No ambiente hospitalar, esse cuidado deve ser redobrado.

 class=
A NR-32 é um conjunto de normas voltadas para a proteção da saúde de pessoas no ambiente hospitalar.

Para atender às normas da NR-32, é preciso entender quais são os principais riscos a que o profissional da saúde está exposto, e ela os categoriza em: químicos, biológicos, físicos, ergonômicos, ocorridos na lavanderia ou decorrentes de acidentes. Saiba mais abaixo:

Riscos biológicos

Os riscos biológicos são todos aqueles causados por exposição a agentes biológicos como microrganismos, células, parasitas, bactérias e vírus. Para evitá-los, a norma sugere identificação de onde estão esses agentes e orienta como deve ser feita a limpeza do local e descontaminação de equipamentos para minimizar o problema.

Riscos químicos

Já para os riscos químicos, a norma orienta sobre observar e ler com atenção o rótulo do produto que será usado e a validade do mesmo, identificar quais recipientes contêm produtos químicos e realizar o manuseio deles de forma adequada, fazendo uso de todos os equipamentos necessários. 

Outros tipos de riscos

A NR-32 ainda categoriza riscos na lavanderia e institui normas para lavagem de roupas, a fim de evitar que elas se misturem e contaminem os profissionais e pacientes; riscos ergonômicos como aqueles que comprometem a saúde do colaborador devido ao posicionamento ou mau uso dos equipamentos e, por fim, riscos por acidentes que podem prejudicar a vida do profissional ou causar deficiência.

A importância de se proteger

A norma regulamentadora abrange a adequação dos ambientes de saúde para as atividades que serão realizadas e a sinalização dos espaços. Para os profissionais de saúde, a vacinação é obrigatória seguindo uma recomendação do Ministério de Saúde, além do uso de equipamentos de proteção individual – os famosos EPIs – para os trabalhadores que estão sujeitos aos riscos citados no parágrafo acima. Abaixo, separamos quatro dos principais itens de segurança para a área:

Luva

Basicamente, as luvas são importantes porque ajudam a proteger as mãos e evitar contágios, funcionando como uma barreira para proteger o profissional e o paciente de microrganismos, infecções ou ferimentos, mas também ajudam a realizar o trabalho. Nesse caso, sugerimos a Luva Nitrílica, que garante mais durabilidade, resistência e aderência de que o profissional precisa para realizar procedimentos não-cirúrgicos e manusear instrumentos. Por falar nisso, você sabe qual o tamanho de luva ideal para as suas mãos? A gente te conta aqui.

Touca

A touca protege de duas formas: uma é ao evitar a contaminação na pessoa que a utiliza e a outra é evitando quedas de fios de cabelo na hora do procedimento.

Lençol de maca em TNT

O Lençol de maca TNT é indicado para forrar camas e macas para evitar o contato direto com superfícies que são usadas por outras pessoas, ajudando a proteger contra contaminações.

Máscara

A máscara sempre foi um item essencial no segmento, mas, após a crise sanitária causada pela pandemia de covid-19, ganhou uma visibilidade tão grande que todos conhecem a sua importância como uma barreira na disseminação de vírus. A Máscara Tripla de TNT garante uma proteção maior com ajuste perfeito ao rosto e uma camada interna bem confortável para não agredir a pele – ideal para profissionais com jornadas extensas de trabalho.

Essas normas focadas em biossegurança não são exclusivas da área de saúde, são amplamente seguidas pelos profissionais da área de estética, por exigir a mesma proteção e cuidado que o correto uso dos EPIs proporciona. Os nossos produtos são voltados para facilitar a vida do especialista de saúde. Baixe o nosso Catálogo 2022 e conheça a nossa linha completa.

 class=

Compartilhe este post