Se você possui ou gerencia um negócio, sabe que hoje em dia é fundamental estar no meio digital. O mundo vem passando por transformações tecnológicas principalmente após a pandemia, e empresas que não se adequam acabam perdendo espaço no mercado e, consequentemente, oportunidades de novos negócios.
E quando falamos do segmento de higiene e beleza, entra em cena um público muito conectado aos seus computadores, celulares e as tendências digitais em geral. Então se você ainda não está no meio digital, ou possui uma presença mais tímida na internet, fique com a gente que vamos te ajudar a ser um expert com essas dicas.
Antes de começarmos, é necessários contextualizarmos alguns números importantes para o setor de Higiene e Beleza:
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), “o setor de HPPC apresentou crescimento de 5,7% no primeiro quadrimestre de 2021 em comparação a 2020. Dentre as categorias que tiveram melhor desempenho estão as de produtos relacionados ao banho, hábito reforçado no dia a dia dos brasileiros, por conta da prevenção à COVID-19. No primeiro quadrimestre de 2021, a categoria de sabonetes obteve uma alta nas vendas de 23%; a de shampoos +2% e condicionador +1%, todos dados em vendas ex-factory, em comparação ao mesmo período de 2020”.
Além disso, em pesquisa realizada com dados de compra no e-commerce durante o primeiro trimestre de 2021, mostram que foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses do ano, um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. A categoria de beleza, perfumaria e saúde foi responsável por 15,2% destas vendas.
São números super relevantes que valem explorar, né? Então, para te dar aquela mão na hora de fazer bonito na internet e aproveitar essa fatia de mercado, elaboramos algumas dicas super práticas e super úteis para você se dar bem no marketing digital. Confira abaixo:
1# Sua empresa já está cadastrada no Google Meu Negócio?
![Google meu negócio](https://vabene.com.br/wp-content/uploads/2023/08/Mkt-digital-cosmetico-88-scaled.jpg)
Ter a sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio é o primeiro passo para ter um negócio de sucesso na internet. Isso porque quando um possível cliente está buscando um produto ou serviço, é comum que ele pesquise no Google para encontrar a opção mais viável. Então, quando você tem um negócio cadastrado no GMN, ele tem potencial para aparecer exatamente quando as pessoas fazem novas pesquisas, de forma segura, completa, e mais otimizada possível.
O que é o Google meu Negócio?
Ele é uma ferramenta que permite que você gerencie como o seu negócio vai aparecer no Google Pesquisa e no Google Maps. Isso quer dizer que você pode adicionar o nome da sua empresa, endereço, horário de atendimento e muito mais, para que as pessoas tenham acesso a cada nova pesquisa. Você também pode monitorar e responder os comentários dos clientes, adicionar fotos, e entender melhor onde e como as pessoas estão buscando por você. O mais legal é que o Google Meu Negócio é totalmente gratuito.
Para saber mais e cadastrar a sua empresa, CLIQUE AQUI.
2# Conheça o seu público alvo
![Público alvo](https://vabene.com.br/wp-content/uploads/2023/08/Mkt-digital-cosmetico-91-scaled.jpg)
Se você não tem um público alvo definido, pode acabar acumulando fãs e seguidores, mas deixando de lado potenciais clientes do seu negócio. Não adianta nada ter milhares de fãs, se eles não são pessoas que poderiam se interessar no seu produto. É importante saber para quem você vai falar, pois assim, a comunicação será mais assertiva. Além disso, no meio online você pode criar campanhas altamente direcionadas para apenas um segmento específico do público, sem a necessidade de mostrar a mensagem para todo mundo. Ou seja: você “mira e acerta” exatamente em quem precisa saber sobre o seu negócio. Mas para isso, é necessário conhecer quem é o seu potencial cliente!
3# Sua rede social pode ser um sucesso!
![Redes sociais](https://vabene.com.br/wp-content/uploads/2023/08/Mkt-digital-cosmetico-92-scaled.jpg)
É inegável que hoje em dia as redes sociais estão presentes em 11 a cada 10 celulares brasileiros . A pandemia acelerou o processo de digitalização, e as redes sociais viram um “boom” de novos perfis profissionais sendo criados a cada dia, como uma solução para manter os negócios em pé.
Hoje é vital estar presente nas redes sociais, mas mais importante que isso, é estar presente onde o seu público está. Não crie perfis em redes sociais específicas seguindo alguma tendência se o seu público não as utiliza. Escolha as mídias sociais relevantes para o seu consumidor.
Além disso, se possível reserve um valor de investimento para patrocinar algumas postagens. Com um pouco de investimento e com segmentações bem otimizadas, você pode chegar a milhares de potenciais clientes do seu negócio.
Entenda que as redes sociais são ferramentas para aumentar o seu relacionamento, e gerar valor aos seus clientes e futuros clientes. Então, investir em relacionamento através de informações, conversas, retornos de feedbacks, etc, é importante para fidelizá-los. Além disso, criar conteúdos que sejam do interesse do seu público também são muito importantes. E no segmento de higiene e beleza, alguns conteúdos fazem muito sucesso. Veja abaixo:
Review & comparativos entre produtos
Reviews e comparativos entre produtos gera conteúdo e engajamento. Como uma loja de produtos de higiene dispõe de muitos produtos, fazer reviews e comparativos vai evidenciar a qualidade dos produtos, direcioná-los às necessidades do seu público e fazer um bom conteúdo para as suas mídias sociais.
Calendário sazonal
Os calendários sazonais costumam dar muito certo no marketing digital. Trazer as principais datas comemorativas e de vendas (alô Black Friday) e desenvolver promoções, vai movimentar muito as suas redes sociais e, consequentemente, a sua loja ❤️
Dicas de uso & tutoriais de produtos
Tutoriais ajudam muito a divulgar os produtos e lançamentos. Muitas pessoas costumam utilizar os produtos de maneira errada, ou nem utilizam por medo de não saber como. Então, trazer tutoriais variados vai ajudar a gerar muito engajamento nas suas mídias sociais.
4# Parceria com influenciadores do ramo
![Influencers digitais](https://vabene.com.br/wp-content/uploads/2023/08/Mkt-digital-cosmetico-90-scaled.jpg)
Os influenciadores possuem um papel cada vez mais importante nas redes sociais. Trazendo grande audiência em seus canais, os influenciadores digitais são uma opção rápida de longo alcance para a sua marca. Estima-se que mais de 65% dos usuários do Instagram no Brasil sigam pelo menos algum influenciador digital, então esse é um mercado super interessante para promover a sua marca e redes sociais.
5# Utilize todo o poder do Whatsapp Business
![WhatsApp Business](https://vabene.com.br/wp-content/uploads/2023/08/Mkt-digital-cosmetico-93-scaled.jpg)
Você sabia que mais de 60 bilhões de mensagens são enviadas pelo WhatsApp todos os dias em todo o mundo? E que aplicativos de mensagens como o WhatsApp têm taxas de engajamento muito altas, com até 98% das mensagens abertas e lidas, sendo que 90% delas são abertas em três segundos após o recebimento?!
O WhatsApp Business pode ser um canal de venda muito eficiente para o seu negócio. Uma das grandes vantagens é o fato do aplicativo ser gratuito, através dele você consegue facilmente enviar imagens, catálogos, fotos, áudios e vídeos para os seus contatos, e utilizar a mesma mensagem para envio a mais de uma pessoa, entre outras funcionalidades.
Mas atenção: Crie uma conta comercial para o seu negócio, para que você possa aproveitar todas as funcionalidades que o aplicativo pode oferecer.
![Mkt digital](https://vabene.com.br/wp-content/uploads/2023/08/Mkt-digital-94-scaled.jpg)
E aí, curtiu as nossas dicas?
Importante frisar que, a maior vantagem aqui é que o Marketing digital permite a mensuração do retorno sobre qualquer investimento, ao contrário do que acontece com o Marketing tradicional. No meio online, facilmente é possível encontrar dados importantes sobre uma campanha, como o número de visualizações, pessoas impactadas, ações e interações realizadas, conversões, etc. Se juntarmos tudo isso à possibilidade de segmentar uma comunicação, para um público bem específico, então o digital é uma oportunidade incrível para divulgar a sua loja.