Se você chegou até aqui provavelmente está precisando de um apoio para organizar o setor de embalagens do seu Supermercado, certo?
Talvez você ainda não saiba, mas quando o assunto é produtos de embalagem, limpeza e proteção, nós somos experts no assunto. Com mais de 200 itens em nosso portfólio e clientes de diversos segmentos, principalmente o de supermercado, nosso objetivo é ir além do produto, mas também ajudar lojas do setor, a conseguir faturar mais através da organização, exposição e estratégias de vendas.
E neste post vamos ensinar estratégias super práticas e super úteis que podem ser aplicadas em um setor de embalagens de maneira a deixá-lo atraente e vendedor para o consumidor final. Vamos lá?
Qual é a importância de organizar um setor de embalagens?
O setor de embalagens de supermercados é um ambiente que precisa de muitos cuidados, já que ele pode deixar uma boa, ou uma péssima impressão em um cliente, impactando diretamente na percepção que ele tem de determinado negócio.
Sabe quando você entra em um supermercado e ele deixa você com uma sensação de que há algo estranho naquele espaço? Essa sensação, na maioria das vezes é sinônimo de falta de organização dos corredores e setores. Isso acontece porque um supermercado desorganizado passa a impressão de desorientação, confundindo o consumidor, e deixando-o bastante frustrado com a experiência de compra. Por isso, quando você consegue respeitar o agrupamento de produtos por família e interligando produtos relacionados na loja, consegue fazer com que o consumidor reconheça intuitivamente onde cada item pode estar.
O corredor de embalagens precisa receber uma atenção especial, porque não é sempre que o comprador comum vai até lá, e ele intuitivamente não sabe onde encontrar o que procura. Logo, é seu papel dar indicações claras de onde ele conseguirá encontrar o que deseja sem se sentir desconfortável na busca. E se esse corredor não estiver minimamente organizado, saiba que você pode estar perdendo vendas.
Então, como organizar o setor de embalagens do supermercado?
A melhor dica para você começar a entender como organizar o setor de embalagens do seu supermercado é se colocando no lugar do consumidor. Isso porque quando somos clientes, fica muito mais fácil perceber a desorganização de um estabelecimento, e o que poderia ser melhorado, com um senso crítico mais apurado.
A organização de produtos no corredor de embalagens de uma loja é a maior aliada na hora de causar boa impressão nos seus clientes. Não deixe de investir em estantes e outros suportes para a exposição correta dos seus produtos. Quando você facilita a rotina de compras do seu cliente, você deixa-o mais perto da compra.
1 – Escolha o mobiliário correto
Para organização da seção de embalagens do seu estabelecimento, o primeiro ponto é o mobiliário correto. Se você não tem painéis e prateleiras adequados para expor cada item, você corre o risco de desvalorizar produtos que poderiam ser best sellers.
Busque expositores que deixem todos os produtos à mostra e acessíveis ao consumidor, e tenha um mobiliário que esteja de acordo com a identidade visual da sua loja. Se possível, busque cores neutras que valorizem o produto (e não chamem mais atenção do que as mercadorias).
E se você desejar dar destaque para algum fornecedor de embalagens do seu supermercado, lembre-se de entrar em contato com ele para analisar as possibilidades de adquirir mobiliário e expositores quando realizar seus próximos pedidos. Essa é uma parceria boa para ambos, tanto para o seu supermercado que vai ganhar um novo expositor de produtos, quanto para o seu fornecedor que irá ganhar exposição de marca. E a combinação desses dois fatores pode fazer você ter uma exposição de produtos no seu supermercado muito mais vendedora. Fica a dica!
2 – Tome cuidado com a precificação
A precificação de todos os itens de uma loja é uma obrigatoriedade por lei, mas também um forte atrativo para os consumidores. E mesmo que isso pareça algo óbvio, ainda é muito comum encontrar produtos na prateleira sem preço. E sabe qual o resultado disso? Clientes deixam de comprar por não terem a informação correta para sua decisão de compra.
Ou seja, as chances de um consumidor levar um produto são muito pequenas quando ele não consegue identificar o preço.
Por isso, procure identificar e precificar todos os produtos corretamente, com uma padronização adequada. Use as mesmas etiquetas para preços comuns, e identifique com etiquetas de outras cor, os valores de promoções para que o consumidor consiga facilmente identificar as oportunidades.
3 – Invista em pontos focais
No PDV (ponto de venda), o Ponto Focal é um espaço onde os produtos são organizados com o objetivo de atrair a atenção do consumidor para uma determinada área ou produto. O ideal é que esse espaço contenha itens chave para o seu negócio, como lançamentos, promoções e itens que abrem a venda.
O pontos focais podem ser trabalhados através de exposição, materiais de pdv e gôndolas, por exemplo. E para identificar quais são esses pontos mais quentes, ou seja, onde o cliente vai passar e olhar, você precisa ter uma boa estratégia de Visual Merchandising definida e com ela você irá identificar o caminho que o seu consumidor percorre no seu supermercado, analisando assim, os principais pontos focais do seu negócio.
4 – Tenha corredores espaçosos
Se o seu estabelecimento é espaçoso, tente manter corredores largos o suficiente para que os clientes transportem suas compras sem se chocarem com outros produtos, ou com outros compradores. Se a sua loja é pequena, e não tem corredores, tome apenas cuidado de não disponibilizar mobiliários como tótens ou displays em pontos que interrompam a circulação.
5 – Inove no mix de produtos
Como você deve saber, o Mix de produtos indica a variedade de itens ofertados por uma empresa aos seus clientes. Um bom mix de produtos, amplo e bem segmentado para diferentes perfis de cliente é uma das melhores formas de garantir consumidores satisfeitos em um supermercado, mesmo quando falamos de apenas um setor.
Na verdade, se você investe em inovação no seu mix de produtos para o setor de embalagens, você pode garantir um diferencial diante dos seus concorrentes. Com essa vantagem em mãos, você vai garantir clientes satisfeitos que vão indicar o estabelecimento para mais pessoas, gerando novas vendas.
Para oferecer um mix de produtos assertivo, é primordial contar com bons fornecedores de mercado, como a Vabene. Fornecedores confiáveis vão oferecer produtos de qualidade, com diferenciais variados e tecnológicos, que se adequem aos interesses do seu público alvo.
A Vabene, por exemplo, conta com um mix de produtos incríveis para supermercados. Os itens são inovadores, de alta performance e com ótimo custo-benefício, que podem ser utilizados em diversas áreas. Você também pode contar com nosso time de consultores que ajudam você a encontrar o mix ideal de itens para o seu estabelecimento. Estamos sempre prontos para tirar as suas dúvidas da melhor forma possível.
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