Você provavelmente deve conhecer o Instagram Stories e até deve usá-lo em sua rotina. O que você ainda não sabe é que ele é uma ferramenta ótima para que sua loja possa alcançar um número maior de pessoas em uma das redes sociais que mais cresce no mundo, o Instagram. Inclusive já falamos aqui no blog sobre Como aumentar o engajamento do seu negócio no Instagram, se você ainda não leu, clica aqui para conferir. E hoje, vamos falar sobre todas as suas funcionalidades e como você pode usá-las.
O que são os Stories do Instagram?
O próprio Instagram descreve o Stories como algo que permite você “compartilhar todos os momentos do seu dia, não apenas os que você quer manter em seu perfil”.
Em termos mais técnicos, o Instagram Stories é uma ferramenta onde usuários podem compartilhar imagens e vídeos em um formato de Slideshow. Por lá, o conteúdo compartilhado pode ser personalizado com uma série de filtros, desenhos e stickers. Ao postá-los, o conteúdo fica disponível para visualização por até 24 horas, ou pode ser exibido na seção “Destaques” por um período maior de tempo.
Qual a importância dele para minha loja?
Os Stories tem um alcance bastante considerável: um ano após o seu lançamento, o Instagram já tinha dados de que os stories fazem com que os usuários permaneçam mais tempo na plataforma e voltem a visitar aquele perfil com mais frequência.
Além disso, usuários com até 25 anos gastam cerca de 32 minutos por dia navegando no recurso, enquanto pessoas acima de 25 anos gastam mais de 24 minutos por dia! Imagine esse poder usado por sua loja para alcançar o seu público alvo! Incrível, não é?
Funcionalidades dos stories para usar no perfil da sua loja
Como os usuários estão passando bastante tempo no Instagram, a rede sempre anuncia novos recursos para que estes estejam sempre envolvidos com a rede. É bastante fácil usar o Stories, mas se você sente dificuldades, esses são os passos:
1. Em seu celular, com o aplicativo do Instagram aberto, deslize para direita ou toque no ícone de câmera no canto superior esquerdo da tela.
2. Tire uma foto clicando no botão de gravar, ou faça um vídeo pressionando este mesmo botão e segurando-o até o final da captação. Você tem algumas outras opções de captura de imagens: live, boomerang, superzoom, rewind, ou mãos livres.
Funcionalidades
No Instagram Stories, você tem a opção de fazer uma série de ações no conteúdo compartilhado:
1. Adicionar Fotos: Além de tirar fotos no aplicativo, você pode adicionar imagens que já estão na galeria. Dessa forma, você pode, por exemplo, colocar artes personalizadas com informações da sua loja, templates compartilháveis, entre outros. Imagine compartilhar um template de lista de compras que o seu cliente pode copiar e compartilhar marcando a sua empresa? Ou receitas fáceis e rápidas? Tudo isso iria gerar interações bastante interessantes!
2. Adicionar efeitos: desenhos, texto, adesivos, filtros dinâmicos, localização e etc; Dessa forma, você consegue compartilhar seus produtos com muito mais dinamismo!
3. Adicionar música: Depois que o Facebook assinou uma série de acordos com gravadoras grandes de música, a funcionalidade foi adicionada ao stories. Em alguns perfis comerciais, isso ainda não está disponível.
4. Adicionar etiqueta “fazer pedido”: Se você trabalha com delivery, essa opção é ótima porque o cliente pode começar a compra no Stories e finalizar no seu site.
5. Saber quem assiste: Quando você acessa o seu próprio Story, pode deslizar para cima e ver informações sobre quem assistiu cada foto e vídeo compartilhado.
6. Use Localização, Stickers e Hashtags para aumentar as suas chances de ser encontrado: No stories, a localização, os adesivos e a hashtag se tornam em botões clicáveis que aparecem no resultado de busca, podendo fazer com que o seu conteúdo seja visto por quem ainda não segue a sua marca.
4. Use Links em sua Conta Comercial (que é gratuita!): contas com mais de 10.000 seguidores podem adicionar links externos aos seus Stories, uma oportunidade incrível para quem deseja vender pela plataforma. Se você não tem mais de 10.000 seguidores, ainda assim pode chamar o seu cliente para alguma ação inserindo chamadas no próprio stories, como o texto “Link na Bio”, ou “envie mensagem”.
5. Usar enquetes: Você já teve vontade de fazer alguma pesquisa entre a sua audiência para saber mais sobre seus interesses, likes, dislikes e mais? Com as enquetes, você consegue. O recurso é excelente porque por meio dele você pode coletar feedback sobre produtos, testar ideias, ou simplesmente entreter o seu público e engajar com a sua audiência.
6. Promova lançamentos e promoções: Convide os clientes/seguidores a experimentarem a sua oferta!O Stories é o lugar perfeito para interagir com o seu público de uma forma mais pessoal, aproximando-o e criando conexões. Por isso, promoções divulgadas por lá são muito mais engajadoras. Use o espaço para fazer demonstração de produtos e mostrar lançamentos. Se possível, mostre aquelas ofertas “imperdíveis”, e crie um senso de urgência em seu público. Mas tome cuidado com as fotos porque elas podem chamar atenção do público, ou afastá-lo de vez!
7. Publique vídeos dos produtos em uso: Que melhor maneira de deixar os seus clientes/seguidores com vontade de experimentar também do que publicando uma sequência de vídeos, com imagens que destaquem seus produtos já em uso? Com imagens chamativas e provocantes, você vai deixar seus clientes/seguidores completarem a cena, imaginando o cheiro e o sabor.
8. Faça repost de clientes: O Instagram Stories é excelente para a sua estratégia de construir lealdade e diminuir as fronteiras tradicionais entre empresas e clientes. Para isso, é preciso manter seu conteúdo focado no público. Uma dica é envolver a sua audiência fazendo repostagens de conteúdos compartilhados por ela. Quando os clientes marcam a sua conta em uma publicação, isso representa uma excelente publicidade espontânea, o que é ótimo para o seu negócio. Compartilhar essas publicações em seus stories terá então um resultado muito positivo, pois é uma maneira de agradecer os seus clientes e de incentivar a interação.
O Instagram Stories é uma ferramenta prática para que você possa compartilhar um conteúdo de curta duração e fácil de digerir. O impacto do conteúdo vai depender da criatividade e da estratégia aplicada. Esperamos que com nossas dicas, você tenha tido ideias para promover a sua loja.