madeira e bambu

Diferenças entre a madeira e o bambu

Muito se fala sobre o uso de materiais renováveis na fabricação de produtos, móveis e construções. E dentre as opções disponíveis, a madeira e o bambu se tornam cada vez mais pioneiros neste mercado de itens ecologicamente correto.

Mas você conhece as reais diferenças entre eles? Apesar de parecerem muito similares, existem características únicas em cada um e na hora de comprar ou vender essas informações são primordiais. 

Existe uma infinidade de espécies de madeira e bambu espelhados pelo mundo, cada uma se estabelece com maior abundância em diferentes regiões, consequentemente, as características do material podem sofrer algumas influências específicas. Nesse blog apresentaremos algumas dessas características que diferenciam as duas matérias-primas.

Estrutura e resistência:

A madeira é um material amplamente usado por diferentes segmentos, isso se dá pela estrutura fibrosa e firme que garante ótima resistência mecânica e segurança no uso de várias aplicações. Já a flexibilidade e versatilidade do material vai depender da densidade da madeira, a umidade em que ficou exposta e a estrutura física, como grossura, galhos, folhas e cores.

Apesar da diferença entre as espécies, a madeira possui uma boa estabilidade de corte, é muito segura e durável, por isso pode ser usada em diferentes aplicações.

Já o bambu é uma matéria-prima com fibras longas e flexíveis, mas engana-se quem acha que isso o torna frágil. As fibras longas fazem uma distribuição igualitária ao eixo colmo do bambu, que são as partes ocas que ficam entre os nós e os entrenós, tornando-as firmes e resistentes. Em termos de tração, o bambu pode ser comparado ao aço e em compressão ao concreto.

Pelas suas características únicas, o bambu é muito versátil, tem ótima resistência mecânica e durabilidade, podendo ser usado por diferentes setores e fabricações.

Uso e aplicações


É comum encontrar móveis, utensílios, casas, estruturas e até decorações fabricadas em madeira. Em qualquer uma dessas aplicações, a madeira chama a atenção pela beleza. 

Com cores sutis, texturas diferentes, acabamento rústico ou refinado, a matéria-prima proporciona ao ambiente aconchego e harmonia. Podendo ser facilmente personalizada para diferentes finalidades.

O Bambu é facilmente aplicado a móveis, construção, acessórios decorativos e têxteis. Essa flexibilidade da matéria-prima é um grande diferencial, já que pode ser manipulada por diferentes fabricantes e chegar a resultados surpreendentes.

E claro, a principal diferença entre o bambu e a madeira é a leveza. O bambu é versátil, resistente e extremamente leve, se comparado à madeira.

No setor alimentício ambos os produtos podem ser utilizados, desde que tratados da forma correta e comercializados por empresas especializadas na fabricação de itens com matéria-prima ecológica. 

Crescimento e sustentabilidade:

Tanto a madeira quanto o bambu são ecologicamente corretos por serem totalmente biodegradáveis, no entanto, a grande diferença se dá pelo tempo de crescimento entre eles.

Com cerca de 6 a 8 meses o bambu já atinge tamanho e espessura máxima, já o fortalecimento das fibras pode demorar até 2 anos, por isso na fabricação de produtos são utilizados os bambus que tem entre 3 a 5 anos de plantio. Algumas espécies de bambu podem crescer até um metro por dia.

Já a madeira tem um processo de crescimento mais lento, variando entre cada espécie, podendo levar dezenas até centenas de anos para atingir a fase adulta. 

Agora você já conhece algumas diferenças mecânicas e de aplicações entre as duas matérias-primas.

Claro, que além desses materiais é facilmente encontrado produtos produzidos com outras fontes renováveis e de baixo impacto. O importante é estar sempre à frente das tendências de mercado, entender os usos e diferenças para classificar os produtos para o seu negócio ou uso no dia a dia.

E sim, na Vabene você também encontra produtos de matéria-prima biodegradável, como a linha completa de madeira e bambu, a Vabene Tellus  Confira essa novidade!!

 

Gostou desse conteúdo?
Então compartilhe e nos siga nas redes sociais. Vabene A MARCA DO ESPECIALISTA

 

Compartilhe este post

Assine nossa news

    Posts recentes