O mercado brasileiro de beleza é considerado um dos mais promissores, pois os brasileiros são conhecidos como um dos povos mais vaidosos quando o assunto é higiene e beleza. Estamos em quarto lugar na classificação mundial do maior mercado consumidor de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), e isso se dá tanto pela crescente variedade de públicos, como pelo atual cenário de pandemia em que vivemos. Tais dados refletem no crescimento desse segmento, que apresentou um aumento de 5,7% no primeiro quadrimestre de 2021. Além disso, outro fator que fez com o que o consumo de produtos de higiene e beleza aumentasse, foi a busca de itens para a realização de rituais domésticos. Esses rituais são os famosos “faça você mesmo”, com rotinas de auto cuidado, através de procedimentos específicos para os cabelos, pele, entre outros.
Todo esse movimento além de aumentar a procura no segmento de higiene e beleza, naturalmente, trouxe reestruturações nas lojas e distribuidoras físicas que necessitaram incluir novos produtos em seu mix para atender um novo perfil do seu público consumidor. Por isso, queremos te ajudar a melhorar a forma de exposição, de um mix mais variado em sua loja ou distribuidora e, com isso conquistar mais clientes (e faturar mais!).
Dicas de organização para os setores do seu negócio
Quando um possível cliente decide fazer uma compra em loja física, ele dá prioridade a duas coisas: o desejo por conforto e a preferência por agilidade. É importante ter em mente que para o consumidor, quanto mais fácil for sua experiência de compra, mais ele irá comprar e, consequentemente, ser fiel à loja. Por isso, os produtos precisam estar ao seu alcance, de modo que consiga acessá-los sem esforço para encontrá-los assim que chegar na seção de seu interesse. Sugerimos um formato para você adaptar em seu estabelecimento, gerando não apenas uma experiência de compra positiva no consumidor, mas aumentar as suas vendas através da exposição que facilite na para o cliente na hora de ele procurar algum item.
# Estruture o seu espaço físico
Com todos os setores definidos, observe todo o layout do estabelecimento para encontrar os pontos fracos e os pontos fortes para a exposição dos produtos. Vale mencionar que não é porque você tem muito (ou pouco) espaço, que você deve colocar o maior número de prateleiras possíveis.
Outra dica essencial é que você organize as prateleiras, corredores ou displays de acordo com o fluxo de passagem dos clientes. Evite acumular produtos na entrada, já que lugares muito “entulhados” dão a impressão de que quem passa por perto pode acabar derrubando algo, o que é bastante desencorajador. Caso você tenha vitrines, posicione-a na entrada da loja com alguns produtos promocionais ou lançamentos que possam chamar a atenção de quem esteja passando na rua. Tenha em mente que uma entrada com aparência “limpa” é mais agradável e convidativa.
# Dê atenção ao mobiliário
O mobiliário de distribuidoras, atacados, perfumarias e lojas de higiene e beleza costumam ser muito característicos. Por exemplo, para a seção de maquiagens é necessário (praticamente obrigatório!) ter espelhos para a prova de produtos. Os espelhos também podem ser utilizados com luminosidade diferenciada para valorizar a seção de perfumaria. Intercalar prateleiras com diferentes materiais de composição, também pode agregar na valorização do produto. E aqui falamos de expositores de cores variadas, além de tipo de material que serão fabricados como metal, vidro, madeira, e assim por diante… Imagine, por exemplo, colocar aquele produto encalhado em prateleiras de vidro com holofotes? Isso irá chamar a atenção dos clientes, além de valorizar o produto em um ambiente mais elegante. Ou por exemplo, colocar os produtos orgânicos ou veganos em prateleiras de madeira? A composição fará muito sentido para consumidores mais conscientes, que buscam por produtos ecologicamente corretos.
O importante é entender que o mobiliário do estabelecimento precisa atuar como um aliado para deixar o produto mais atrativo.
# Cuide para que os preços estejam corretos e as promoções visíveis
Treine a sua equipe para diariamente conferir se os preços estão corretos em seus respectivos produtos. Jamais permita preços diferentes do anunciado em algum item, para não gerar a sensação de engano no seu cliente. Além de manter os preços visíveis, certifique-se de que todos os produtos estejam etiquetados. Quando os clientes não encontram o preço, eles desistem da compra.
Além disso, não esqueça de apresentar nas zonas quentes do estabelecimento, as promoções. O consumidor adora frequentar locais que fazem boas promoções, pois as ofertas passam a sensação de que haverá economia no final das compras. Então, dê o devido destaque na hora de criar uma promoção, com preços mais chamativos e em locais de alta rotatividade.
# Não esqueça do Cross Merchandising
Muito utilizado em Supermercados, o Cross Merchandising é uma estratégia que ajuda muito na hora de vender mais. Essa técnica tem por finalidade cruzar os produtos no ponto de venda, que possuam relação de consumo direta entre si, destacando-os entre os demais. Essa dinâmica serve para “lembrar” ao cliente sobre determinado produto, quando ele estiver comprando outro item que possa ser complementar.
Utilizar essa técnica em distribuidoras de higiene e beleza pode ajudar muito a alavancar as vendas, principalmente ao criar ambientes temáticos nas determinadas sessões. Você pode, por exemplo, colocar boxes de luvas ao lado de tinturas e cremes para cabelo. Todo mundo sabe que, ao pintar os cabelos é necessário colocar luvas para proteção, né?
É claro que aliado a essas dicas você não pode esquecer que, entre uma seção e outra, deverá disponibilizar álcool gel e adotar medidas sanitárias para manter a saúde dos seus clientes e colaboradores. Some isso a produtos oferecidos corretamente em suas respectivas seções, e você terá um negócio organizado e pronto para receber o seu cliente!
Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida, ou tem algo a acrescentar? É só deixar o seu comentário abaixo!