Organização de gôndolas

Como organizar gôndolas para vender mais?

Você sabia que 70% das decisões de compra são tomadas em frente às gôndolas? Sim, a forma como seus produtos são organizados nas prateleiras pode influenciar diretamente as vendas.

Anualmente a empresa norte-americana Nielsen faz pesquisas sobre o comportamento dos consumidores na decisão de compra e recentemente uma dessas pesquisas mostrou que 70% das decisões de compra são feitas em frente às gôndolas. Por isso a importância em adotar boas práticas de organização das gôndolas.

Neste artigo, você vai aprender estratégias eficazes para otimizar a exposição de produtos, melhorar a experiência do cliente e impulsionar seus resultados.

Modelos de gôndolas: Qual o ideal para o seu negócio?

Existem muitos modelos de gôndolas no mercado e para escolher os ideais para o seu negócio é preciso considerar peso, tamanho, quantidade e tipo de embalagem.

Investir em diferentes tipos de gôndolas pode ser uma ótima estratégia, caso o estabelecimento ofereça muitos produtos variados. Com diferentes opções, você aumenta as possibilidades de apresentação, facilita a organização dos produtos e tem maior flexibilidade para montar o layout de expositores.

As gôndolas de parede com prateleiras são as mais tradicionais e atendem a quase todas as necessidades e garante um melhor aproveitamento do espaço. A variação deste produto está na altura, formato, acabamento, fixa ou móvel.

Outra opção são os expositores para encartelados, que são mais versáteis para exposição vertical. Elas podem ser estruturas móveis ou fixas, mas que substituem as prateleiras por ganchos, o que facilita a exposição de produtos leves com solapas, ou seja, que possuem um furo para manter penduradas. 

Categorizar os produtos na gôndola melhora a experiência de compra?

Em grandes lojas é comum encontrarmos a organização do espaço por setores e essa é uma estratégia de organização que facilita as atividades diárias do estabelecimento, causa uma melhor impressão para o cliente e melhora a chance de venda.

Além disso, a setorização garante melhor organização do espaço, orienta o cliente com mais facilidade e reduz o risco de contaminação. No entanto, além dos setores, é fundamental manter a categorização também nas gôndolas.

Ao categorizar os produtos você facilita a visualização, melhora a experiência do consumidor em encontrar o que ele precisa e ainda possibilita as chances do cliente conhecer novos produtos.

Para saber mais, confira o blog:

Ordem estratégica 

Busque ter uma visão estratégica ao expor os produtos nas gôndolas. Essa prática permite agilizar a venda de determinados produtos e organizar lançamentos e novidades com mais assertividade.

A visibilidade é uma estratégia muito usada por mercadistas, lojistas e grandes atacados que buscam facilitar a venda dos produtos mais relevantes para a empresa. Para isso você pode considerar as seguintes dicas:

  • Altura dos olhos: área nobre da gôndola
    Tem maior visibilidade, deixam os produtos em destaque e facilitam a compra por impulso
  • Na linha da cintura: produtos de giro rápido
    Essa área possui boa visibilidade e podem ser usados para produtos com alta rotatividade
  • Abaixo da linha da cintura: opções mais econômicas
    É uma área que ainda tem visibilidade, ideal para produtos com preço mais em conta e que tem boa demanda 

Se atente também as pontas das gôndolas, elas têm alta visibilidade e você pode usar para expor alguns itens que tem ao longo do corredor ou reservar para lançamentos e promoções especiais que precisam de alta visibilidade.

Limpeza e atualização dos produtos nas prateleiras

Manter um ambiente limpo e produtos devidamente atualizados nas prateleiras é um dos pilares mais importantes para reter clientes e evitar problemas com os órgãos de fiscalização.

Ao organizar os produtos nas gôndolas observe a data de validade e mantenha a frente aqueles com a data mais próxima, para evitar prejuízo com o descarte de produtos. E sempre tenha o hábito de verificar com frequência a data de todos os produtos expostos e retire aqueles que estão com datas vendidas.

⚠️ Lembre-se, expor produtos com data de validade vendida é crime e pode estar sujeito a penalidades administrativas e até suspensão de atividades.

Outro fator de suma importância é a limpeza devida do ambiente. Nada pior do que chegar em um estabelecimento e se deparar com um espaço desorganizado e sujo. Semanalmente reserve um tempo para limpar todas as bancadas e revisar os produtos em exposição.

Para saber mais dicas de vendas e produtos, confira nosso blog:

 

Gostou do conteúdo?
Então compartilhe e nos siga nas redes sociais. Vabene A MARCA DO ESPECIALISTA.

Compartilhe este post

Assine nossa news

    Posts recentes