Se você está buscando formas de engajar os consumidores e aumentar a demanda de compra em um supermercado, saiba que a boa exposição de produtos pode ajudar você a vencer esse desafio. Com a técnica certa de visual merchandising você consegue facilmente ampliar as vendas e fidelizar os clientes em qualquer estabelecimento.
Para quem não sabe, o visual merchandising é uma estratégia de varejo que busca maximizar a conversão de vendas por meio da melhoria estética da exposição dos produtos.
Quando bem realizado, o visual merchandising ajuda a otimizar a experiência do cliente e consequentemente aumenta a fidelidade do consumidor, impactando diretamente nas vendas. É claro que existem muitos fatores que influenciam o sucesso da exposição dos produtos no supermercado, incluindo iluminação, sinalização, materiais, cores e texturas. Por isso, hoje vamos ensinar como você pode melhorar a exposição de produtos no Ponto de Venda (PDV) do seu supermercado.
Qual a importância de expor corretamente os produtos?
A boa exposição dos produtos é fundamental para o sucesso de um supermercado. É que quando os produtos são apresentados da maneira correta, é possível oferecer ao consumidor uma experiência positiva de compra, oferecendo ao cliente aquela sensação de familiaridade com o ambiente, passando a impressão de que ele já conhece o estabelecimento, mesmo na primeira visita.
A exposição dos produtos também é um dos fatores responsáveis por determinar como o cliente se relaciona com a loja, ou seja, como ele compra, quanto tempo passa no estabelecimento, como circula pelos corredores e, consequentemente, como fala de um supermercado para conhecidos e amigos.
Como expor os produtos em um supermercado?
A boa apresentação das mercadorias em um supermercado é a que considera as particularidades e propriedades dos produtos. Por isso, na hora da organização, é essencial entender as informações de temperatura, pressão e umidade indicadas para cada tipo de produto.
É claro que, como mencionamos, também existem outros aspectos que impactam na hora de tornar o ambiente de compras mais atrativo para o consumidor. Listamos os mais importantes:
Tenha um planograma
Um planograma é a representação gráfica do planejamento da exposição de produtos nas prateleiras de acordo com suas categorias. Por meio dele é possível entender o posicionamento correto de um item na gôndola, no PDV, na prateleira ou no expositor.
O principal objetivo de um planograma é o de evitar que o consumidor fique perdido diante das gôndolas. O material também ajuda no momento da reposição de itens.
Para elaborar um planograma para um supermercado, é importante incluir o máximo de detalhes, como a quantidade de itens armazenados em cada espaço, tipo e altura do empilhamento e separação conforme a marca, sabor, aroma e tamanho da embalagem, sempre considerando as diretrizes de marca. No planograma já é possível prever:
➡ produtos de maior lucratividade que estarão em evidência;
➡ itens mais procurados distantes da entrada;
➡ ações promocionais em locais estratégicos.
Procure envolver toda a equipe no planejamento, já que o time necessita de capacitação e motivação para manter a loja organizada, limpa e funcional. Se possível, tenha um programa de capacitação constante específico sobre o planograma e a exposição de itens.
Organize os itens de acordo com os níveis de visão
O nível de visão tem grande impacto nas vendas. Veja:
➡ Acima da cabeça: os produtos posicionados em um nível acima da cabeça têm menos visibilidade, já que é preciso direcionar o olhar para cima. Posicione aqui produtos de menor interesse de venda.
➡ Altura dos olhos: coloque aqui os itens com maior margem de lucro, pois nesse nível o cliente visualiza os produtos naturalmente.
➡ Linha da cintura: É o primeiro local a ser percebido logo após a da linha dos olhos abaixo dele. Por isso, também posicione aqui produtos de grande procura.
➡ Abaixo da cintura: O campo de visão do cliente não inclui esse espaço, fazendo com que ele tenha que se abaixar um pouco para enxergar. Por isso, pode ser usado para os produtos mais procurados e com alta rotatividade.
➡ Chão: O chão deve ser apenas para produtos pesados.
Invista no layout
Para um bom layout de supermercado, no que se refere aos produtos, dois aspectos merecem destaque: a forma como eles estão organizados e como são apresentados aos clientes.
Como organizar:
Os itens devem ser organizados a partir de categorias e subcategorias. O ideal é seguir um padrão que divida o espaço do supermercado em seções bem sinalizadas — bebidas, carnes, cereais, enlatados, frios, laticínios, produtos de limpeza e higiene, verduras e frutas etc. Dentro das categorias, é hora de subdividir os itens de acordo com a marca, preço, cores, sabores, tamanhos, etc.
Evite manter uma organização aleatória nas gôndolas. Se o consumidor não perceber uma lógica na organização dos produtos, ele vai ficar confuso sobre onde encontrar o que precisa.
De que forma apresentar:
A forma correta de expor os produtos é com a face virada para frente e respeitando a harmonia do setor. Dessa maneira, os clientes conseguirão ler as informações principais sem retirar o item da prateleira.
Cuide da sinalização
Para melhor direcionar o tráfego de compradores dentro do supermercado, faça sinalizações com cores atraentes, oferecendo informações concisas e claras.
Lembre-se que o sentido de compra tradicionalmente também é o mesmo do sentido do trânsito ou de leitura ocidental, da esquerda para a direita. Portanto, isso vale tanto para a sinalização quanto para a organização e exposição de produtos; Inconscientemente olhamos primeiro para o lado esquerdo.
Controle o uso dos espaços
Tenha total noção do tamanho do seu estabelecimento para melhor adequar as seções à estrutura da loja. Da mesma forma em relação à utilização do espaço das gôndolas. Você precisa ter certeza do peso máximo e número máximo de itens suportado em cada gôndola para evitar prejuízos.
Atente-se à iluminação
Tenha luminárias suficientes para manter toda a loja deve ser clara e oferecer conforto visual (e térmico) ao cliente. Mas tenha cuidado para que a aplicação de luzes não gere distorções nas cores dos produtos, e não impacte negativamente na conservação dos itens. Em alguns ambientes, também vale a pena combinar os aspectos visuais aos outros sentidos do cliente, como olfato e audição. Por exemplo, você pode promover degustações (paladar e olfato) e sonorizar a loja (audição) para se diferenciar da concorrência.
Tenha organizações diferentes em datas sazonais
As datas comemorativas são boas oportunidades de chamar a atenção do cliente com pequenas mudanças no layout de um supermercado. Todo o supermercado pode receber uma decoração temática em datas como Natal, Festa Junina e Páscoa, por exemplo.
Coloque produtos promocionais em pontos estratégicos
Use locais estratégicos no PDV, como as esquinas e ilhas, para ações promocionais. Esses pontos costumam chamar atenção do público, dando mais incentivo para a decisão de compra.
Agora é com você!
Seguindo nossas dicas, temos certeza que você conseguirá melhorar a exposição de produtos no supermercado, criando diferenciais que vão otimizar a experiência de compra do estabelecimento e ajudar você a vender mais.