Como aumentar o engajamento da sua loja no Instagram

Como aumentar o engajamento da sua loja no Instagram

Quer saber como aumentar o envolvimento da sua loja no Instagram? Você não está sozinho! Com um algoritmo cada vez mais inteligente e marcas cada vez mais criativas competindo por um espaço na timeline das pessoas, está cada vez mais difícil aumentar o engajamento no Instagram.

E para simplificar, o algoritmo do Instagram é um conjunto de códigos de programação que seguem uma lógica sistemática e consideram uma série de variáveis para determinar o que será exibido no feed de notícias do usuário. 

Mas, felizmente, o difícil não significa impossível. Com um apelo muito visual, o Instagram ainda é um dos melhores lugares para que sua loja consiga lucrar na internet, conquistar fãs e divulgar a sua marca. Por isso, vale à pena encarar o desafio.

O que é engajamento?

Em geral, a palavra “engajamento” é tida como o ato de envolver-se em torno de uma ideia ou causa. No Marketing, “engajamento” pode ser visto como interação e comprometimento. 

Em outras palavras, quando o seu público interage e se envolve com o seu conteúdo, quer dizer que ele está engajado e comprometido com sua marca. Há um relacionamento ocorrendo entre ambas as partes, o que é ótimo para o seu negócio.

Porque o engajamento do Instagram ajuda sua loja a vender mais?

Quanto mais o seu perfil cresce, mais usuários passam a curtir, comentar, seguir, compartilhar, e marcar outros usuários em suas postagens. Isso também quer dizer que mais clientes em potencial podem descobrir o seu negócio. 

No final das contas, o engajamento tem muito a ver com o grau de envolvimento da sua audiência com o seu conteúdo. E isso também mede o interesse nos seus produtos, ou serviço, ou seja, o impacto acontece diretamente nas suas vendas. E para que você aumente o engajamento do seu negócio, listamos 10 dicas:

1 – Crie um perfil vendedor e com informações reais

Um perfil vendedor é sinônimo de um perfil completo e autêntico. Em outras palavras, se você realmente deseja representar sua marca no Instagram, você precisa ser fiel à identidade dela, mostrando aos seus seguidores o conteúdo que mostra o valor da sua marca.

Isso significa que às vezes você precisa mostrar bastidores, previews, e postagens “não tão planejadas”. Isso também significa que você precisa manter o seu perfil atualizado, e criar conversas com seus seguidores, encorajando-os a responderem também. Ter um conteúdo único e incrível gera confiança nos seus seguidores e ajuda na conversão de novas vendas.

Dica Importante: 

Também faz parte de um perfil vendedor, ter as informações básicas que ficam disponíveis em seu perfil preenchidas corretamente, como:

– Informações sobre entregas

– Meios de pagamento 

– Canal de Atendimento 

– Link do site, loja virtual ou do whastapp 

– Endereço

2 – Crie uma identidade visual para sua loja

O Instagram é primordialmente uma rede focada em visual. Por conta disso, é essencial que você tenha um Branding bem estabelecido, e uma identidade gráfica bem definida. Ter um esquema de cores, filtros e fontes bem definido te ajuda a manter de forma consistente uma comunicação exclusiva da sua loja, com isso seus seguidores passam a reconhecer o seu conteúdo pela identidade definida.

3 – Poste conteúdos relevantes e de qualidade

De nada adianta ter uma boa identidade visual, se os seus conteúdos não resolvem os problemas do seu cliente. A verdade é que os seus seguidores só vão interagir com suas publicações se eles realmente receberem alguma proposta de valor na informação que você está passando. Entender o que o público alvo gosta de consumir é um dos principais pontos para a construção de conteúdo relevante.

Por exemplo: Se o seu negócio é uma loja de embalagens, você pode dar dicas sobre o uso de produtos, mostrar opções de tamanho, quantidades e marcas disponíveis, as novidades do seu setor, lançamentos e muito mais.

Dica: Aproveite para solicitar aos seus fornecedores fotos de qualidade e até artes que ele já tem pronta, para que você possa replicar em seu instagram. Aqui na Vabene sempre publicamos conteúdos que nossos clientes também podem usar como material de divulgação em negócio, por exemplo:

Vídeo de como fazer máscara com pano multiuso, olha só! 

Ver essa foto no Instagram

Com a necessidade do uso de máscara para proteção na pandemia, o item têm ficado escasso em diversos lugares. Encontrar máscara descartável em farmácias e mercados é raro, e além disso, elas são recomendadas apenas para o uso em profissionais da saúde. Por isso, o governo têm recomendado o uso de máscaras caseiras, feitas em casa. As ideias para máscaras caseiras são muitas, e aqui na Vabene a gente trouxe 2 tutoriais para máscaras descartáveis, feitas com Pano Multiuso e Super Pano. Muito fáceis para confeccionar, basta um paninho e elástico, e a sua máscara estará pronta! Mas não esqueça: Após a utilização descarte a máscara, e não toque na região frontal da mesma por precaução. Confira os tutoriais no vídeo, e se tiver dúvidas, chame a gente! #vabene #superpratica #superutil #mascaradescartavel #tutorialmascara #mascaracaseira #façasuamáscara

Uma publicação compartilhada por Vabene (@vabenebrasil) em

Além dos materiais que temos disponíveis em nosso instagram, acesse aqui: @VabeneBrasil

4 – Publique fotos de qualidade e que valorizem seus produtos

A fotografia é um fator essencial para marcas que desejam transformar seguidores em clientes. Ela tem o papel de informar, cativar, chamar a atenção do público e mostrar as qualidades de um produto. Com tantas funções assim, é claro que a fotografia não pode ser deixada de lado na hora da otimização do seu perfil.

E a dica aqui é:

– Evite fotos poluídas, com muitos produtos juntos;

– Separe um cantinho no seu negócio para tirar as fotos;

– Dê preferência para espaços com poucos objetos, o foco da imagem deve ser no produto;

– Evite etiqueta de preços nas fotos, deixe essa informação na legenda;

– Certifique se a sua iluminação está bacana e não está fazendo sombra no seus produtos.

5 – Crie legendas relevantes 

Você sabia que a legenda do Instagram pode ter até 2200 caracteres? Isso representa um espaço enorme de compartilhamento de informação com a sua audiência. Aproveite o espaço para apresentar mais informações sobre o custo-benefício do produto, suas características, preço, promoções, indicações de uso ou como aplicá-lo, se esse for o caso.

Aliás, vale ressaltar que um dos fatores que afeta a performance do algoritmo do instagram sobre o seu post é o “tempo gasto em cada publicação”. Então, se você quer aumentar o tempo de leitura do seu seguidor, um bom truque pode ser o de escrever legendas mais longas, porém relevantes. 

6 – Interaja com os seus clientes e seguidores

O Instagram também é uma excelente ferramenta para colher feedback dos seus seguidores e clientes, começar conversas e criar uma discussão em torno da sua marca. Por exemplo, você pode usar a ferramenta “enquetes”, do stories, para fazer pequenas pesquisas e entender o que o seu cliente deseja da sua loja. 

Você pode perguntar ao seu público quais são seus produtos favoritos, o que eles gostam no conteúdo que você publica e o que eles querem ver mais. Você pode usar esse feedback para criar suas postagens futuras para obter o máximo de envolvimento.

A pergunta “Pergunte-me qualquer coisa” também é ótima para o engajamento. Isso permite que seus seguidores façam perguntas sobre sua marca, ou informações úteis nas quais você é especialista.

O melhor de tudo é que você pode aumentar o seu número de publicações e ainda de forma mais relevante para sua audiência.

7 – Aproveite as funcionalidades dos stories 

Segundo o Instagram, 500 milhões de contas ativas utilizam os Stories todos os dias. Você pode aproveitar esse potencial para conversar com o seu público de maneira mais dinâmica e ágil. Os adesivos, enquetes, caixa de perguntas, e outros recursos, são excelentes na hora de encorajar seus seguidores a conversarem com você, e a compartilharem suas opiniões. O que, por sua vez, ajudará você a criar seguidores leais que se sintam conectados à sua marca.

8 – Faça vídeos com dicas e demonstrações

Os vídeos têm o poder de gerar interesse, são fáceis de consumir, e também aumentam o vínculo emocional com seus seguidores. Além disso, se reproduzem automaticamente, o que, à sua vez, aumenta as visualizações. Finalmente, o conteúdo de vídeo faz com que seus seguidores permaneçam no seu perfil por mais tempo, o que significa maior envolvimento. 

9 – Invista em anúncios 

A sua empresa também pode expandir a marca e conquistar mais clientes por meio dos anúncios.  Vale lembrar que os impulsionamentos criados no Instagram possuem o formato típico de fotos, stories ou vídeos nativos do aplicativo. A única diferença entre uma foto ou vídeo comum e uma foto ou vídeo patrocinado é a tag “patrocinado” que virá logo em cima da fotografia. Isso significa que você vai poder apresentar o seu negócio para o público alvo de maneira não intrusiva.

E o mais interessante é que com os anúncios você tem a possibilidade de atingir apenas as pessoas da sua região, que estão próximas da sua loja, por exemplo. Além dos interesses que podem ser modificados também, atingindo pessoas que realmente estão procurando o seu produto. 

10 – Analise os resultados e melhores horários de postagem 

Alguns dos melhores planos de conteúdo do Instagram vêm de experiências e testes!

Testar novas formas de conteúdo pode parecer assustador no Instagram, especialmente se você acha que o que você já faz está bom, e que só quer aumentar o envolvimento com sua estratégia de conteúdo atual. No entanto, quando você testa, analisa, e otimiza as postagens aproveitando o que já deu certo, a probabilidade de aumentar os resultados do seu negócio é ainda maior. 

Agora é sua vez!

Siga as nossas dicas e prepare-se para ver o engajamento da sua conta aumentar!

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