8 mentiras que te contam sobre a Luva Viniflex®

A Luva Viniflex® é uma ótima opção para quem procura custo-benefício. Por conta disso, há muitas mentiras por aí a respeito das suas qualidades, características e aplicações. A segurança das mãos é muito importante e é o nosso compromisso compartilhar conhecimento, e separar a verdade da ficção. Conheça abaixo as maiores mentiras que cercam a Luva Viniflex® e esteja pronto para mudar a sua perspectiva em relação a essas luvas. 

 

Mentira 1: A Luva Viniflex® tem cheiro

A Luva Viniflex® são projetadas para serem livres de odor, especialmente em comparação com luvas de látex, que podem ter um cheiro característico. No entanto, como acontece com qualquer produto, pode haver variações de fabricante para fabricante e até mesmo entre lotes do mesmo fabricante. Em geral, a Luva Viniflex® deve ser relativamente neutra em termos de odor, mas em casos raros, algumas pessoas podem perceber um leve odor que geralmente é atribuído aos materiais de fabricação ou aos processos de produção.

 

Mentira 2: A Luva Viniflex® pode ser usada mais de 1x

A Luva Viniflex® é projetada e recomendada para ser usada apenas uma vez. Elas são consideradas luvas descartáveis e devem ser substituídas a cada novo uso. Reutilizar luvas descartáveis pode aumentar significativamente o risco de contaminação cruzada, o que pode ser prejudicial em ambientes médicos, laboratoriais, de manipulação de alimentos e em outras situações onde a higiene e a segurança são imprescindíveis.

Mesmo que a Luva Viniflex® aparente estar em boas condições após o primeiro uso, elas podem ter sido comprometidas devido a microfuros ou desgaste que não são visíveis a olho nu. Portanto, é fundamental descartá-las adequadamente e usar um par de luvas novas para cada nova tarefa ou procedimento.

Reutilizar luvas descartáveis não apenas coloca a pessoa que as está usando em risco, mas também pode representar um risco para outras pessoas ao redor, pois pode espalhar germes, bactérias ou contaminantes de uma superfície para outra.

 

Mentira 3: Toda as Luva Viniflex® são impermeáveis 

A Luva Viniflex® é resistente à água, mas não é necessariamente impermeável. Elas podem resistir a respingos ou exposição limitada à água, o que é útil em muitas situações, como durante procedimentos médicos, manipulação de alimentos e em outros ambientes onde pode haver contato com líquidos.

No entanto, é importante notar que, se as luvas forem expostas a uma quantidade significativa de líquido por um período prolongado, pode ocorrer a penetração de água através do material, especialmente se houver pequenos furos ou rasgos. Além disso, ela possui cano curto e para trabalhos em que há a imersão das mãos na água, as luvas multiuso são a alternativa mais recomendada.

Portanto, embora a Luva Viniflex® ofereça proteção contra a água, elas não devem ser consideradas totalmente impermeáveis em todas as situações. Preste atenção na hora da compra, pois esse atributo varia de fabricante a fabricante. As nossas luvas garantimos que são 100% impermeáveis. 

 

Mentira 4: A Luva Viniflex® rompem fácil

A Luva Viniflex® é conhecida por sua durabilidade e resistência adequada para muitas aplicações. Elas são fabricadas com material termoplástico, que oferece boa resistência a rasgos e perfurações. No entanto, é importante entender que a resistência da Luva Viniflex® pode variar dependendo do fabricante, da espessura do material e das condições específicas de uso.

Embora seja resistente o suficiente para proteger as mãos em muitas situações, a Luva Viniflex® pode não ser tão resistente quanto às luvas feitas de materiais como nitrilo, vinil ou látex em certas circunstâncias. Por exemplo, em ambientes onde há exposição a substâncias químicas agressivas ou abrasão intensa, é possível que as luvas multiuso ofereçam uma proteção mais adequada.

Portanto, ao escolher luvas para uma determinada tarefa ou ambiente, é importante considerar os requisitos específicos de resistência e escolher o tipo de luva mais apropriado para garantir a segurança e proteção adequadas das mãos. 

Na Vabene informamos na embalagem dos nossos produtos qual a recomendação de uso daquela material, bem como a certificação que ele possui quanto a riscos biológicos e químicos.

 

Mentira 5: As luvas Viniflex são todas iguais

Não! Você sabia que o nome Viniflex® é uma marca registrada da Vabene? Então, somente nós pode garantir a qualidade de uma luva Viniflex®. As outras luvas Viniflex® são imitações.

Como alternativa inteligente às Luvas de Vinil, desenvolvemos as Luvas Viniflex®. Elas possuem em sua composição o TPE, nome comum para a Borracha Termoplástica ou Elastômero Termoplástico, é uma mistura de componentes químicos que submetido a sua temperatura de fusão exibe um caráter termoplástico, o que lhe permite ser moldado e transformado em produtos finais de diversos formatos. Capacidade de sofrer deformações. Os Elastômero termoplástico são polímeros que possuem características da borracha, com maciez, flexibilidade e podem ser processados de diversas formas.

Um ponto interessante das nossas luvas Viniflex® é que elas possuem o certificado C.A, documento destinado a constatar que o Equipamento de Proteção Individual (EPI) está em conformidade com as exigências da NR-6 e seguro para uso. Importante frisar que essas luvas são de procedimento não cirúrgico.

 

Mentira 6: A Luva Viniflex® não é indicada para uso doméstico, industrial e estético

Sim, a Luva Viniflex® pode ser uma opção adequada para uso doméstico em uma variedade de tarefas. Ela oferece proteção para as mãos ao lidar com produtos de limpeza, realização de tarefas na cozinha, jardinagem leve, cuidados com animais de estimação, entre outras atividades.

Elas são descartáveis, o que significa que podem ser facilmente substituídas após o uso, mantendo um ambiente limpo e higiênico em sua casa. Ela também é uma alternativa para pessoas que têm alergia ao látex, já que são feitas de borracha termoplástica, um material sintético que não contém látex.

Ao escolher luvas para uso doméstico, é importante considerar o tipo de tarefa que será realizada, bem como o conforto e a sensibilidade tátil oferecidos pelas luvas. A Luva Viniflex® pode ser uma escolha conveniente e econômica para muitas situações domésticas.

 

Mentira 7: A Luva Viniflex® é resistente a todos os produtos químicos

A Luva Viniflex® é resistente a muitos produtos químicos comuns, mas não é necessariamente resistente a todos os produtos químicos. A borracha termoplástica, material do qual essa luva é feita, oferece alguma proteção contra uma variedade de substâncias químicas, incluindo alguns solventes, ácidos e bases suaves.

No entanto, é importante entender que a resistência química da Luva Viniflex® pode variar dependendo da concentração do produto químico, da duração do contato e de outros fatores. Produtos químicos agressivos ou altamente corrosivos podem comprometer a integridade da luva e causar danos ou perfurações no material, resultando em exposição à pele.

Portanto, ao lidar com substâncias químicas, é fundamental verificar a compatibilidade das luvas com os produtos químicos específicos que serão manuseados. Sempre consulte as instruções do fabricante das luvas e as informações de segurança dos produtos químicos para garantir que você esteja utilizando o equipamento de proteção adequado para a tarefa em questão. 

Em situações onde são necessárias luvas altamente resistentes a produtos químicos agressivos, pode ser mais apropriado usar luvas feitas de materiais como nitrilo, como as luvas multiuso para limpeza pesada.

 

Mentira 8 – Não é recomendado o uso da Luva Viniflex® no manuseio de alimentos

Essa luva é feita de borracha termoplástica, que é conhecida por sua flexibilidade e sensação suave ao toque. Ela é inodora e atóxica, por isso pode ser utilizada no manuseio de alimentos. Inclusive, as doceiras, super recomendam ela para enrolar brigadeiro, pois dispensa o uso de óleo. 

No entanto, ao usar luvas Viniflex para manusear alimentos, é importante considerar algumas coisas:

Segurança Alimentar: As luvas devem ser usadas em conformidade com os regulamentos de segurança alimentar locais. Algumas regulamentações podem especificar tipos específicos de luvas que são aceitáveis para uso em ambientes de preparação de alimentos.

Higiene: As luvas devem ser trocadas regularmente para evitar a contaminação cruzada. Isso significa mudar de luvas ao mudar de tarefa, como manusear alimentos crus e prontos para comer.

Alergias: Algumas pessoas podem ter alergias ao látex, que é um material comum em luvas. As luvas de vinil, como as Viniflex, são uma alternativa para essas situações, pois são livres de látex.

Instruções do Fabricante: Sempre siga as instruções do fabricante em relação ao uso e descarte das luvas.

Ao desmascarar os equívocos comuns, esperamos ter fornecido informações valiosas que o capacitam a tomar decisões informadas sobre a segurança das mãos. Lembre-se sempre de verificar os fatos, buscar informações precisas e escolher com sabedoria. Com a Luva Viniflex®, você pode confiar na qualidade, no conforto e na proteção que elas oferecem.

 

Vabene, a marca do especialista.

Compartilhe este post