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RESPOSTAS AUTOMATICAS WHATSAPP BUSINESS COMO FAZER

Aprenda a criar respostas automáticas no WhatsApp Business e usar de forma assertiva

A gente sabe que o WhatsApp é um excelente aplicativo de mensagens instantâneas pessoais, mas desde a entrada da sua versão para negócios, o WhatsApp Business, ele ganhou vários recursos muito interessantes para empresas. 

Um desses recursos é a capacidade de enviar resposta automática com mensagens específicas. E se você usar de uma maneira estratégica, sua empresa tem tudo para colher bons resultados.

Hoje nós vamos mostrar como você pode criar mensagens automáticas no Whatsapp do seu negócio e qual é a melhor forma de trazer bons resultados a partir dela. Confira!

Por que criar respostas automáticas no WhatsApp da sua loja?

É importante captar todos os contatos que chegam até você. Claro que é muito melhor responder em tempo real, mas se você definir uma boa “Mensagem de ausência”, poderá  manter o cliente interessado mesmo quando você não estiver disponível para atender.

Não é sempre que você poderá responder rapidamente a todas as mensagens do WhatsApp de seus clientes. Por isso, as mensagens automáticas vem ajudar nessa função. Elas ajudam você a manter o contato ativo com o seu cliente, sem deixar ninguém esperando, e criam uma impressão melhor na mente de quem entrou em contato com você.

Você pode configurar uma mensagem de ausência automática que será enviada a todos, a alguns contatos nos horários mais movimentados ou quando você não estiver disponível, como por exemplo, quando sua loja estiver fechada. 

Consigo criar essas respostas no WhatsApp normal?

Não. Para isso, você precisa criar uma conta no WhatsApp Business, que é uma plataforma destinada a pequenas e médias empresas. Ele permite que você configure “mensagens ausentes” para quando você não estiver disponível ou online. Aqui no blog já explicamos todo o processo para criar a sua conta de Negócios. Vale a leitura AQUI!

Que tipo de mensagens criar? 

O WhatsApp Business permite a configuração de dois tipos de mensagens: de ausência e saudação.

As mensagens de ausência são para os períodos em que você não pode responder no momento. Já as de saudação são para o primeiro contato com o cliente. 

  • Mensagem de Saudação: O básico de uma mensagem de saudação é apresentar o nome da empresa e convidar o usuário para uma interação, dando início à experiência de atendimento. Por exemplo:

    “Olá! Seja bem-vindo a <nome da empresa>! Digite sua dúvida abaixo que o nosso atendimento responderá em alguns instantes.”
  • Mensagem de Ausência: Já a mensagem de ausência pode ser simples, mas deve conter as informações necessárias para assegurar o cliente de que será atendido futuramente. Por exemplo:

    Olá! No momento não estamos disponíveis. Retornamos nossas atividades na segunda-feira às 08h00. E vamos dar andamento no seu contato o mais breve possível.”

No caso das mensagens de ausência, o primeiro passo para fazer isso é decidir quem recebe e que tipo de mensagem você vai automatizar. Nas configurações do WhatsApp Business você consegue decidir se uma única mensagem automática será enviada a todos os seus clientes ou se será enviada apenas a clientes específicos.

O segundo passo é agendar a mensagem para funcionar em um horário específico. Se um cliente entrar em contato com você durante essas horas “ausentes”, as mensagens serão enviadas automaticamente com base em suas preferências.

Veja aqui outros exemplos de mensagens automáticas:

“Desculpe, não estamos disponíveis no momento. Nos diga como podemos ajudar você e responderemos o mais rápido possível. Obrigado por seu interesse em nossa empresa.”

“Desculpe, estamos fora de nosso horário de atendimento. Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 5 horas, horário local. Por favor, deixe sua mensagem e retornaremos o mais rápido possível. Obrigado! Equipe de suporte em www.seusite.com “

“Desculpe, mas não podemos responder no momento pois estamos em nosso horário de pico. Para adiantar o seu atendimento, você pode deixar o seu nome e seu pedido. Responderemos oportunamente em até 30 minutos. ”

Como criar respostas automáticas no Whatsapp – Passo a passo

Como comentamos, o recurso a ser usado para esta tarefa é exclusivo da versão Business do WhatsApp e não requer a instalação de aplicativos de fora ou permissões extras. Basta seguir esses passos:

Na tela inicial do WhatsApp Business, toque no ícone representado por “três pontos” e vá em “Configurações”;

configurações do whatsapp business

Clique agora em “Ferramentas Comerciais”.

ferramentas comerciais

Você terá duas opções para definir respostas automáticas:

mensagem de ausência e saudação
  • Mensagem de saudação: Esta opção serve para enviar uma mensagem pré-definida a clientes que entrarem em contato pela primeira vez. Além disso, ela também serve para resgatar clientes que não conversaram com você nas últimas duas semanas. Para configurá-la, selecione “Enviar mensagem de saudação”. Depois, defina a mensagem, decida quem deverá receber a mensagem em “Destinatários” e Clique em “Salvar”.
  • Mensagem de ausência: A função de ausência deve ser utilizada para os momentos em que você não poderá estar de olho no celular. Ela envia mensagens para os clientes apenas na hora definida e quando estiver ativa. Para configurá-la, basta selecionar “Enviar mensagem de ausência”; definir uma mensagem e clicar em “Ok”; Você deverá escolher se a mensagem deve ser enviada sempre que a função estiver ativa ou em um horário específico; e por fim, deve apontar em “Destinatários” para quais contatos a mensagem deve ser enviada. Clique em “Salvar”.

É importante observar duas coisas:

  • Você precisa salvar todas as suas alterações.
  • Lembre-se de que suas mensagens automáticas somente serão enviadas quando você tiver uma conexão ativa com a Internet.

Agora que você sabe como configurar suas mensagens, é sua vez! 

Manual prático do WhatsApp Business para vender mais em sua loja

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