O que não pode faltar em uma festas juninas

O que não pode faltar nas Festas Juninas?

As Festas Juninas estão chegando!! E aí, você já sabe o que não pode faltar no seu Arraiá? Comidas típicas, decoração temática e trajes caipiras são indispensáveis para criar o clima ideal e encantar os convidados.

A partir de junho, os holofotes se voltam para as celebrações de São João, com espetáculos de dança, figurinos tradicionais, quitutes deliciosos e muita animação. Embora os maiores festejos aconteçam no Nordeste, as festas juninas são celebradas em todo o Brasil e, em muitos lugares, vão até agosto!

Comidas típicas: o coração da festa

Quando o assunto é Festa Junina, as comidas típicas são protagonistas. Por isso você não pode deixar de rechear a sua mesa com esses quitutes. Preparadas, em sua maioria, com milho, amendoim e arroz, elas despertam memórias afetivas e agradam todos os paladares.

Na hora de montar sua mesa, três bolos são presença obrigatória:

  • Bolo de milho
  • Bolo de fubá
  • Bolo de amendoim

Além deles, não podem faltar a tradicional paçoca e o clássico pé-de-moleque que são verdadeiros sucessos à base de amendoim. Outros pratos queridinhos da festa incluem:

  • Canjica ou mungunzá, dependendo da região, que pode ser doce ou salgada
  • Curau que também pode ser chamado de canjica ou jimbelê em algumas localidades
  • Sagu, a sobremesa típica do Sul que é feita com fécula de mandioca e vinho tinto
  • Arroz doce, clássico e irresistível
  • Cartucho, também conhecido como amendoim doce, servido em saquinhos coloridos

Bebidas para aquecer o coração

As bebidas típicas variam conforme a região. No Sul e Sudeste, o destaque vai para o Quentão que é feito com vinho, pinhão e especiarias, uma bebida tradicional que aquece as noites frias do sul do país. Já no Nordeste, a cachaça reina absoluta, dando origem a drinks como “Juízo” e “Bom que Dói”, além da versão nordestina do Quentão, com gengibre, canela, cravo e açúcar.

Organização e limpeza: tudo no lugar

Para garantir que todos aproveitem a festa com conforto e segurança, é essencial manter o ambiente limpo e organizado. Por isso, siga essas dicas:

Use produtos descartáveis sustentáveis para servir as comidas e bebidas como: colheres de bambu, copos de papel, potes de papel, espetinhos e garfinhos de aperitivos de bambu. Eles facilitam o serviço e reduzem o impacto ambiental.

Setorize a limpeza com panos multiuso e explore as opções coloridas para identificar áreas específicas e setorizar os espaços. Isso garante mais precisão, agilidade e higiene. Também disponibilize luvas e toucas para quem for manipular alimentos. Isso reforça a higiene e otimiza o preparo.

E para facilitar a coleta seletiva de resíduos corretamente, espalhe lixeiras grandes por todo o espaço da festa, assim mantém tudo em ordem do começo ao fim.

Decoração e figurino: o clima da roça

A ambientação é o que dá alma as Festas Juninas! Quando o espaço está bem decorado, os convidados se sentem mais à vontade para entrar no clima e vestir trajes caipiras com alegria. Por isso, invista em:

  • Bandeirinhas coloridas penduradas no teto
  • Toalhas e guardanapos estampados
  • Fitas de papel crepom para enfeitar mesas, cadeiras e pilares
  • Chapéus de palha, cascas de milho e bandejas rústicas para servir as comidas
  • Elementos decorativos como balões, mini fogueiras, leques e correntes de papel

Com essas dicas, a sua Festa Junina será um verdadeiro sucesso com muita animação, bonita e cheia de sabor!

Gostou do conteúdo?
Então compartilhe e nos siga nas redes sociais. Vabene A MARCA DO ESPECIALISTA.

Compartilhe este post

Assine nossa news

    Posts recentes