Jeito certo de congelar e descongelar a carne

Adotar algumas estratégias é fundamental para diminuir os custos no final do mês e otimizar o tempo na semana. Uma dica eficiente é comprar alimentos em maior quantidade e armazenar corretamente na geladeira e no congelador. Hoje, vamos ensinar como usar o saco especial para freezer e micro-ondas para congelar diferentes tipos de carnes para facilitar o preparo no dia a dia. Essas dicas foram pegas da nutricionista Simone Bach, onde ensina esse hábito de congelar em sacos especiais podem otimizar seu tempo e o espaço na sua geladeira. 

Antes de dar dicas de como congelar a carne, vamos apresentar o seu principal aliado na hora de congelar e descongelar a carne: o saco para freezer e micro-ondas. 

 

Saco especial para Freezer e Micro-ondas

Sacos especiais para freezer e micro-ondas são projetados para facilitar o armazenamento, congelamento e aquecimento de alimentos de forma segura e prática. Eles são feitos de materiais que suportam temperaturas extremas, tanto baixas quanto altas, sem liberar substâncias tóxicas ou alterar a qualidade dos alimentos. Como são livres de Bisfenol A eles são super seguros e podem ter contato direto com qualquer alimento. Aqui estão alguns detalhes importantes sobre esses sacos:

Características dos Sacos Especiais para Freezer e Micro-ondas

Material Resistente 

Feitos de plástico de alta qualidade, como polietileno, e são seguros para uso alimentar e não liberam substâncias químicas nocivas quando expostos a temperaturas extremas.

Versatilidade:

Você pode tirá-lo diretamente do congelador e pôr no micro-ondas sem risco.

  • Projetados para suportar temperaturas baixas do congelador sem perder a flexibilidade, evitando rachaduras ou quebras.
  • Capazes de resistir ao calor do micro-ondas sem derreter ou liberar substâncias tóxicas.

Tamanhos e Capacidades Variadas:

Disponíveis em diferentes tamanhos, desde pequenos sacos para porções individuais até grandes sacos para armazenar refeições completas ou grandes quantidades de ingredientes.

Os sacos especiais para freezer e micro-ondas são uma solução prática e eficiente para quem busca facilitar o armazenamento e o preparo de alimentos, garantindo frescor e qualidade ao longo do tempo. Quer conhecer mais sobre esse produto? Confira o artigo que falamos sobre as vantagens de usar, seus usos e exemplos.

Agora, sem mais delongas, vamos falar sobre o jeito certo de congelar e descongelar cada tipo de carne.

 

Qual o jeito certo de congelar e descongelar a carne?

Carne de Gado

Os cortes de carne bovina como patinho, coxão mole, alcatra e maminha são ótimas opções. Antes de congelar, retire toda a gordura e os ossos, caso tenha. Comprar peças grandes é uma maneira econômica de adquirir carne, já que o valor do quilo é geralmente menor do que o dos bifes já cortados.

Armazene esses pedaços em grandes porções para fazer carne de panela. Utilize sacos especiais para freezer e micro-ondas para facilitar tanto o congelamento quanto o descongelamento. Retire todo o ar do saco para melhorar a conservação. Pedaços grandes de carne podem ser mantidos no freezer por até oito meses.

Se preferir, você pode fazer bifes ou iscas para strogonoff. Um segredo para deixar os bifes macios é cortar a carne no sentido transversal à fibra. Tanto os bifes quanto as iscas podem ser armazenados por até seis meses no freezer.

 

Carne Moída

A carne moída pode ser armazenada por até três meses no freezer. Certifique-se de dividir em porções que você utilizará de uma vez, para facilitar o uso e evitar desperdício.

 

Peitos de Frango e Carne Suína

Os peitos de frango e a carne suína, como o lombinho, podem ser armazenados em forma de filés ou em cubos. Utilize sacos para freezer, retirando o máximo de ar possível. Essas carnes se conservam bem por até nove meses no freezer.

 

Peixes

Peixes como tilápia, pescado e linguado podem ser armazenados na forma de filé por até seis meses no freezer. Congelar a quantidade exata que será utilizada nas refeições facilita muito o dia a dia.

 

Dicas de congelamento e descongelamento

Para que se formem menos cristais de gelo, que podem alterar o sabor da carne e levar à perda de nutrientes, o ideal é que o congelamento seja feito o mais rápido possível. Portanto, coloque o freezer na temperatura máxima no início do processo. Para descongelar, existem duas formas recomendadas:

  1. Na geladeira: Transfira as carnes do freezer para a geladeira de 12 a 24 horas antes do preparo.
  2. Diretamente para a panela ou micro-ondas: Essa opção não é recomendada para peixes, pois podem se desmanchar.

Evite descongelar a carne em temperatura ambiente para reduzir o risco de contaminação.

Temperos e refrigeração

É recomendado temperar as carnes apenas na hora do preparo para preservar o sabor. Lembre-se de que carnes cruas, uma vez descongeladas, não devem ser congeladas novamente na forma crua, apenas após serem assadas ou cozidas.

Adotar essas práticas vai ajudar a economizar dinheiro, evitar desperdícios e otimizar seu tempo na cozinha, tornando o preparo das refeições muito mais prático e eficiente.

 

Para mais dicas como essa, siga nos acompanhando aqui no blog VivaBene!

Compartilhe este post