O crescimento das compras on-line, consequência da recente pandemia e dos novos hábitos de consumo que surgiram no período, acabou por transformar o varejo, fazendo com que a área se adaptasse a novos modelos de negócio e tendências que prometem ganhar mais força no próximo ano.
A Opinion Box divulgou os resultados de uma pesquisa na qual apontou as principais tendências de varejo para 2023, tanto para lojas físicas quanto para o comércio eletrônico, após entrevistar mais de 2 mil pessoas, levando em conta suas preferências e hábitos de compra. Separamos os principais pontos para você levar em consideração em 2023. Confira abaixo:
Personalização da experiência
Os consumidores estão cada vez mais procurando uma experiência única ao realizarem compras e os varejistas estão levando esse hábito em conta.
A personalização da experiência é utilizada pelas empresas para tornar seus clientes mais fiéis e aumentar a frequência de visitas, fidelizando os clientes ao mostrar que a empresa se preocupa não só com a venda, mas com eles. Ela pode assumir muitas formas: customizar produtos ou serviços com base nas preferências ou interesses do cliente; permitir que os clientes encomendem antecipadamente os itens para que possam retirá-los quando chegarem; ou oferecer serviços personalizados como recomendações de produto, combos específicos por segmento, entre outros.
A jornada de compra tende a ser híbrida
Você já deve ter lido esse termo por aí, mas sabe bem do que se trata? A jornada de compra híbrida é quando o cliente consegue fazer a compra tanto na loja física quanto nas redes sociais ou site da sua empresa. É estreitar os laços entre o digital e o offline no seu negócio.
Essa tendência aumentou consideravelmente nos últimos anos, impulsionada pelo período de isolamento, o uso crescente de dispositivos móveis para fins de compra e o fato dos consumidores estarem cada vez mais seguros para comprar on-line.
Social commerce – invista no on-line!
A pesquisa da Opinion Box aponta que até 73% das pessoas entrevistadas compraram on-line e em lojas virtuais no último ano e 58% já fizeram compras diretamente no WhatsApp. Embora a venda híbrida não seja viável para alguns negócios, seja por modelo de negócio ou dificuldade na logística, há formas de adequar a maneira com que os seus clientes vão conhecer e adquirir os produtos ou serviços que você oferece.
Uma ideia é oferecer o seu catálogo on-line nas redes sociais ou no Google Business da sua empresa, por exemplo, ou se relacionar com clientes no WhatsApp Business. É sobre aproveitar a força do digital, driblar barreiras e usá-las a favor do seu negócio!
Sustentabilidade ganha ainda mais força
Sustentabilidade, ESG (governança ambiental, social e corporativa) e outros temas relacionados ao meio ambiente têm se tornado prioridade para empresas conscientes que procuram formas de tornar as suas operações mais amigáveis e com menor impacto possível ao meio ambiente. Do outro lado, a pandemia deixou os consumidores mais preocupados com impactos socioambientais, fazendo disso um fator decisivo de compra em alguns casos.
O assunto virou uma pauta importante na gestão de empresas, além de uma tendência para o próximo ano, e isso engloba ações desde como a empresa produz seus materiais e insumos, a preocupação com descarte e reciclagem dos mesmos, ações para evitar desperdício de água ou produção de energia limpa, entre outros.