Lorem ipsum dolor amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.

Baker

Follow Us:
+39 02 87 21 43 19
Mon - Fri: 07:00 am - 05:00 pm
Vabene home office

Partiu Home office – Organização, disciplina e equilíbrio

Para muitas pessoas o trabalho em home office já é uma realidade. Para outras, algo apenas esporádico. Fato que como algumas coisas na vida, trabalhar em casa, vêm acompanhado do bônus e do ônus. Por isso é importante organizar a rotina de maneira que tudo flua de forma equilibrada e produtiva.

Trabalhar em Home office não é um bicho de sete cabeças, mas requer algumas premissas para que possa funcionar.

Pensa comigo. No escritório você está próximo do time e dos seus líderes. A qualquer momento pode trocar ideias, sanar dúvidas e até dar umas risadas, o que torna o ambiente dinâmico. Já em home office, você precisa ter calma na hora de chamar alguém para discussão. Escrever um e-mail claro, objetivo e que comunique exatamente o que você precisa, isso é muito importante. Contar com a disponibilidade do outro para responder de imediato, é um exercício de paciência. Na dúvida é melhor eleger prioridades que possam ser tratadas através de uma ligação.

Agora vamos ao cenário. É muito fácil dispersar em home office pois todo ambiente te convida a fazer outras coisas que não as que estejam na sua pauta. Ligar a TV e deixar rodando para acompanhar as notícias, vai mudar o seu resultado no fim do dia (pode apostar!). O pet fazendo poses fofas e trazendo o brinquedo pedindo atenção, não é o momento (não se distraia!). Os filhos decidem brincar juntos mas daqui a pouco entram numa batalha (socorro!). O telefone toca insistentemente um DDD 098 do Maranhão, sempre no mesmo horário, já que está em home office você acha que não será julgado por atender uma ligação particular (engano seu!). O interfone toca para você receber a encomenda AliExpress do vizinho, já que ele não está e você sim (neste caso, seja gentil!). 

Tudo isso pode acontecer e você precisa estar preparado. Você pode não ter filhos, não ter pet, não ter vizinho, ninguém do 098 querendo te ligar. Ainda assim é preciso focar no que se propôs a fazer. Trabalhar em home office pode ser muito produtivo quando você organiza a pauta, segue o cronograma, aproveita para fazer atividades que às vezes no escritório não consegue.

Em home office dá para dividir o tempo entre a teoria e a prática. Precisa pesquisar sobre o concorrente, pesquisar sobre produtos, prospectar novos clientes, assistir aquele treinamento on line com prazo de expiração, analisar contratos, rever procedimentos internos, buscar novas formas de gerir o departamento, analisar indicadores ou ainda, idealizar novos projetos para o crescimento da empresa, pode ser um bom momento.

Para que tudo possa fluir na santa paz, alguns pontos devem ser observados:

Defina um ambiente de trabalho

Escolha um cômodo da casa, feche a porta para minimizar interrupções. Se isso não for possível, utilize um canto de algum cômodo, como na sala. Oriente que você está trabalhando e precisa de atenção ao que está fazendo. Que possivelmente precisará do mínimo de silêncio para poder se concentrar e até falar ao telefone com algum cliente ou fornecedor.

O ambiente deve ser iluminado, ventilado e ergonômico. De nada adianta fazer pausas a cada duas horas para alongar o corpo, fazer o sangue circular nas pernas, se o seu pescoço sofre com sobrecarga porque a altura da mesa não está adequada. Notebook no colo é fora de questão, ok?

Defina a sua jornada de trabalho mas seja flexível

É importante determinar um horário para começar a trabalhar, assim como você tem o horário de entrar e sair na empresa. No entanto, você precisa identificar a sua realidade. Se estiver trabalhando sozinho, e o seu horário normal de trabalho começa às 8h00min, porque no home office você acha que pode começar às 8h25min? Da mesma forma que se o expediente termina às 18h00min, você deverá evitar exceder o seu limite trabalhando até a meia-noite, pois isso fará com que a sua produtividade no dia seguinte caia pela metade. Agora se o seu cenário atual, é dividir a jornada com os filhos em casa, você terá que se adaptar às necessidades deles. As crianças menores não entendem que você esteja trabalhando e irão requisitar a sua atenção. Neste caso é melhor priorizá-las e aproveitar os momentos de soninho para produzir mais. Já as crianças na faixa etária de 6 a 8 anos gostam de participar. Pode funcionar envolvê-los com alguma atividade, que até possa parecer que estejam trabalhando com você,  dando algumas tarefas como desenhar ou ler um livro. Não adianta, nestas horas é preciso manter o equilíbrio.

Elenque suas prioridades diariamente

No fim do dia, faça uma lista com as atividades a serem realizadas no dia seguinte, assim você já inicia o dia sabendo tudo que precisará realizar. Se você utiliza alguma ferramenta de trabalho, como Trello, poderá adicionar um cartão chamado Agenda e nele ir mencionando através do checklist o que está produzindo.

Mantenha-se integrado além do home office

Ao término de cada expediente, faça um balanço do que estava programado e o que efetivamente foi realizado. Informe seu líder imediato através de e-mail ou mensagem de voz via whatsapp. 

Certifique-se que tenha as ferramentas necessárias para trabalhar

Internet com boa velocidade, telefone funcionando, entre outras necessidades que requerem diferentes atividades.

Beba água sempre

Ajuda a manter o corpo hidratado, a mente alerta e a fome promovida pela ansiedade longe.

Faça pausas

Mantenha horários fixos para os intervalos, principalmente para lanches que podem ser de 5 a 10 minutos. Siga o mesmo horário de almoço e tempo de duração que você está acostumado, que varia de 30 a minutos a 1 hora . Alimente-se de maneira leve e saudável.

Só aconteceu se postar. Da mesma forma que no escritório você não fica (ou não deveria) olhando as redes sociais, em home office também tenha bom senso. #diadehomeoffice 

Roupas

É claro que de casa você pode optar por uma roupa mais leve, menos social. Não pode achar que trabalhar de pijama e pantufa é normal pois, o seu cérebro trabalha com o que você o alimenta e, se estiver confortável demais, certamente ele irá encarar o trabalho no home office de forma preguiçosa e menos ativa (é verdade esse bilhete!). Opte por roupas de algodão, que transpiram melhor por serem de fibras naturais. Roupas apertadas incomodam na flexibilidade dos movimentos e parecem sufocantes principalmente se você estiver trabalhando em um cantinho pequeno da casa. 

Nunca seja pego de surpresa

Esteja pronto para o caso de ser chamado em uma conferência on-line. Cabelo penteado, barba feita, maquiagem leve demonstram a sua organização e cuidados com as suas coisas (e respectivamente com as dos outros).

Não pense que por trabalhar em home você tem todo tempo do mundo para realizar suas tarefas. É muito fácil ocorrer a postergação do trabalho, pois há uma sensação de que o tempo parece ilimitado. O resultado é que você produzirá menos, acredite. 

Atente-se para que as pequenas “necessidades” promovidas pelo ambiente do home office não o faça desfocar dos seus compromissos profissionais. Aquela roupa que precisa ser lavada,  o copo que ficou fora da pia e o brinquedo espalhado na sala, tomam mais do seu tempo do que você imagina.  

Por fim, o que acontece em Vegas, fica em Vegas. Já ouviu isso? Não custa lembrar, mesmo que você esteja em home office, assuntos sigilosos da empresa continuam sendo sigilosos e devem ser tratados com muito cuidado sempre.

POST A COMMENT