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Como driblar a crise e continuar vendendo em sua loja de embalagens?

Como driblar a crise e continuar vendendo em sua loja de embalagens?

O novo Coronavírus (COVID-19) mudou a dinâmica de muitos negócios por conta das medidas de restrições que visam minimizar a disseminação do vírus. Em meio a esta nova realidade, muitas lojas de embalagens estão sofrendo os impactos negativos da diminuição da atividade econômica. 

Ao mesmo tempo, muitos empreendedores estão aproveitando o momento para inovar. E se esse é o seu caso, e você está buscando ideias para driblar a crise e continuar vendendo, você veio ao lugar certo. Hoje resolvemos listar algumas soluções que vão ajudar você a garantir um bom faturamento, mesmo durante a quarentena. 

Como driblar a crise em sua loja de embalagens? 

Antes de responder esta pergunta, é importante entender que qualquer crise tem três princípios básicos:

  1. Toda crise oferece riscos para um negócio: os cenários incertos geram desgastes para toda a economia e, por isso é importante estar atento às comunicações oficiais do governo para entender o que será necessário adequar no seu negócio.
  2. Crises exigem decisões rápidas: Quem sai na frente costuma colher os melhores resultados, ao mesmo tempo que quem é mais estrategista evita os maiores riscos. É preciso conhecer alternativas, decidir e agir.
  3. Crises não duram pra sempre: Elas podem demorar, mas passam. E quem atravessa por elas geralmente sai com mais experiência, novas visões de negócios e novas oportunidades.

Veja aqui algumas medidas que poderão ser usadas pela sua loja agora, e até mesmo quando a crise acabar:

1 – Faça um levantamento dos cadastros dos seus clientes, whatsapp, e-mail e telefone

Essa é a hora de organizar os seus contatos e manter um relacionamento ativo com a sua carteira de clientes, para que a sua loja de embalagens continue sendo (ou passe a ser) a primeira opção. Com a loja fechada você vai precisar de opções de comunicação para falar com os seus clientes, seja ela via whatsapp, e-mail, redes sociais e até por uma ligação. O importante neste momento é conseguir o máximo de informações dos seus clientes.

2 – Avise que sua loja está fazendo entregas em todos os seus canais de atendimento e divulgação

Depois de fazer o levantamento de contatos, é hora de avisar quais medidas estão sendo tomadas por sua loja. Use sua lista de contatos para divulgar que sua loja está fazendo entregas. Aproveite também para compartilhar as novidades, como horário de funcionamento, canais de atendimento, entregas à domicílio, promoções e além claro, de expor seus produtos e serviços.

Use também as redes sociais, e invista em mensagens diretas para aproximar o seu público da sua loja. 

3 – Siga todas as orientações de higiene do Ministério da Saúde e informe isso aos seus clientes

Reforce a limpeza de todos os ambientes da sua loja de embalagens e divulgue as medidas de prevenção e segurança que estão sendo adotadas. O seu cliente precisa ter o conhecimento de suas decisões para entender que sua empresa é transparente e preocupada com a saúde de todos.

4 – A entrega dos produtos

Sabemos que nem todos tinham o costume de fazer entregas mas com as portas da loja fechadas, essa é uma das opções para conseguir atender os seus clientes. Por isso, sugerimos que você faça uma parceria com entregadores da sua região ou tenha um horário fixo para entregas diárias, caso você mesmo decida cuidar disso.

Lembre-se de usar os itens básicos de proteção ao realizar a entrega para os clientes: máscara, luvas e uso frequente do álcool em gel. 

5 – Divulgue sua loja no Google Meu Negócio.  Se estiver realizando entregas, aproveite e faça a publicação através dele

Já falamos aqui em nosso blog sobre a importância de ter sua loja cadastrada no Google Meu Negócio. 

Ele é uma ferramenta que você consegue cadastrar facilmente todas as informações referentes ao funcionamento da sua loja de embalagens. Lá você pode cadastrar opções de pagamento, de entregas, horários de funcionamento, entre outros. Assim, qualquer pessoa da sua região que buscar no Google sobre embalagens vai poder encontrar informações sobre a sua loja. O Google Meu Negócio vêm sendo um ponto de contato importante para a aquisição de novos clientes neste momento.

Ao cadastrar-se coloque um aviso, que mesmo com a loja fechada você está fazendo entregas diárias seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde.

Não esqueça de ler: Como divulgar sua loja gratuitamente no Google

6 – Faça vendas ativas 

Já ouviu falar do termo vendas ativas? Esse é simplesmente um modelo de venda que você vai atrás do cliente, ao invés dele ir até a sua loja.

Por isso, aproveite a quarentena para fazer uma prospecção ativa. Liste os restaurantes que estão trabalhando com delivery em aplicativos como Ifood, Rappi e Uber Eats. Depois, busque contato deles no Google, ligue e faça uma apresentação da sua loja. Quem sabe você pode se tornar fornecedor oficial de embalagens de muitos restaurantes que estão agora se adequando ao mundo das entregas.

Está aí uma nova oportunidade de vendas! 

7 – Fique atento a gestão do seu estoque para vender o que realmente possui

Esse é um ponto que precisa de atenção, ainda mais se você estiver com o quadro de funcionários reduzido. Com a correria de querer atender todos os clientes, tome cuidado para não vender o que já acabou em seu estoque, isso gera frustração e pode fazer sua loja perder clientes. 

E como sabemos que esse é um tema que precisa ser mais explorado, nós criamos um conteúdo com diversas dicas para aplicar em sua loja. Confira aqui.

8 – Foque nos produtos que atendem as demandas dos seus clientes

Embalagens e produtos que estão relacionados com a segurança e a saúde são claramente o foco agora. Invista na divulgação destes itens. Somente você pode conhecer o seu público, entender a atual necessidade dele. Sendo assim, invista para atender exatamente o que ele precisa.

Checklist produtos para loja de embalagens

Esse é um momento em que empresas e clientes querem ser ajudados. O seu negócio é mais fundamental do que você imagina. Se você resolve o “problema” do cliente, ele vai continuar lembrando muito de você depois que a crise passar.

E você, o que tem feito para driblar a crise? Gostou das nossas sugestões? Compartilhe com a gente!

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